Falece o Padre Roque e ex-deputado federal do PT que foi secretário na gestão de Lula

Faleceu, na madrugada deste domingo, aos 79 anos, o Padre Roque Zimmermann.

A triste noticia divulgada logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (17), dão conta do falecimento do ex-deputado federal e ex-secretário Roque Zimmermann, aos 79 anos de idade, nesta madrugada. Ele estava hospitalizado em um leito no Hospital Santana Unimed, na cidade de Ponta Grossa. O corpo já está sendo velado e será sepultado na segunda-feira (18) às 17h.

Familiares informaram que ele estava na UTI do Hospital em Ponta Grossa, desde o dia 31 de janeiro. tratando de problemas cardíacos e pulmonares há alguns anos, o quadro se intensificou no início deste ano, agravado após uma bactéria se espalhar pelo sangue.

PUBLICIDADE

O político, que nasceu na cidade de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, é conhecido por Padre Roque por ter exercido essa função na Congregação Missionária Sagrada Família. No ano de 87 ele se filiou no PT.

PUBLICIDADE

Já no ano de 92 ele integrou o diretório estadual do partido no Paraná. Após dois anos no cargo ele se elegeu deputado federal e exerceu essa função por 8 anos. Em 2002 ele se candidatou a governador do estado do Paraná, porém ele ficou na quarta colocação.

Mas Padre Roque não se deu por vencido, mesmo derrotado na eleição, que foi vencida por Roberto Requião (MDB), ele foi convidado para chefiar a secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção de seu estado, permanecendo lá por três anos, até 2006.

O político se envolveu em algumas polêmicas nesse sentido, pois surgiram denúncias de que alguns salários de comissionados que tinham contrato com a pasta estariam sendo destinados para uma caixa 2 eleitoral.

Ele se defendeu das acusações, porém se contradisse afirmando que tinha sim uma “repartição” dos vencimentos dos funcionários, que segundo ele, ainda seria uma forma de se fazer a chamada “justiça social”. No ano de 2007 ele deixou o PT e desde então, nunca mais se candidatou a qualquer cargo político.

Na internet há grande comoção tanto por parte dos políticos e admiradores do Partido dos Trabalhadores, quanto para os féis da igreja católica em todo o Brasil. Mensagens são direcionadas aos familiares do politico e padre Roque Zimmermann, que descansou das lutas desta vida.

Escrito por Carla Lopes Silva

Colunista em sites de notícias e curiosidades. Adoro escrever sobre todo tipo de assunto. Curiosa por natureza, e amante da internet. Contato: [email protected]