Uma decisão da Prefeitura de São Paulo, foi anunciada no último sábado e faz parte do plano de contingenciamento realizado para enfrentar a pandemia de COVID-19 na cidade.
De acordo com o artigo, se a média de enterros na cidade de São Paulo aumentar para 400 por dia, os familiares não poderão mais escolher em que cemitério serão enterrados os entes queridos.
De acordo com a prefeitura a taxa de sepultamento está em 100 por dia, essa medida tem exceção apenas para a família que tenha jazigo privado, ou túmulo sob concessão da prefeitura.
Os cemitérios da capital que irão receber os corpos, são Vila Nova, Cachoeirinha Zona Norte, Vila Formosa Zona Leste e São Luiz zona sul de São Paulo, os familiares poderão pedir exumação do corpo depois de um ano e transferir para o cemitério que desejarem.
As empresas privadas, poderão a partir de agora exercer serviços funerários, a prestadora de serviço, precisa estar cadastrada no serviço funerário do Município de São Paulo e poderá exercer serviços inclusive de cremação, o preço para todos os serviços prestados serão livres.
Dia 23 sexta-feira, a cidade de São Paulo registrou 115 mortes por covid-19, na quinta-feira dia 22 havia foram 119 mortes.
O decreto assinado pelo prefeito Bruno Covas, determina que essa medida valerá enquanto permanecer a calamidade, o decreto do prefeito também liberou sepultamentos realizados à noite e madrugada.
Foram alugadas câmaras frigoríficas para os corpos aguardarem o sepultamento. O estado de São Paulo fabrica grande parte das urnas funerárias usadas no Brasil, só em Cabrália Paulista ficam quatro fabricantes de caixões, os fabricantes decidiram aumentar a produção concentrando na fabricação de modelos básicos para agilizar a produção.
O Brasil registra mais de 3.000 mortes por dia, segundo os fabricantes de caixões se houver um aumento de 50% nas mortes, ainda assim conseguirão atender a demanda, mas os alarmistas acreditam que se a pandemia de COVID-19 não for contida, os corpos podem ser enterrados apenas em sacos plásticos.
Via: noticias.uol.com.br