A trombose se dá quando é formado um coágulo de sangue no interior de uma veia ou artéria, o que bloqueia o fluxo do sangue.
É um sério problema pelo fato de que, se este coágulo se soltar e percorrer o fluxo do sangue na direção ao coração, ele pode acabar ir parando no pulmão, provocando uma embolia pulmonar que traz um grande risco de morte.
Qual é a relação da trombose com a Covid-19?
Vários fatores de risco podem acarretar em uma trombose, como por exemplo a gravidez, obesidade, realização de procedimento cirúrgico nas pernas, passar muitas horas sentado ou deitado, ter sedentarismo, ser do grupo da terceira idade, fumar cigarro, e outros.
Mas ao que parece, pessoas que tem e até mesmo as que já foram curadas da Covid-19, possuem um grande risco de terem trombose.
O Hospital da Luz, deu uma informação de que, uma pesquisa foi realizada com cerca de 8.271 doentes que estavam infectados com o coronavírus, e foi apontado que desses, cerca de 20% tiveram trombose venosa profunda, aquela que atinge as pernas e veias, e desses 20%, 13% acabaram tendo embolia pulmonar em decorrência da trombose.
A mortalidade, foi maior no grupo de pacientes que tiveram trombose enquanto durante o período de infecção. Somando a isso, diversos pacientes acabaram tendo trombose mesmo depois de já ficarem curadas.
O risco da trombose para infectados com a Covid é maior, pois, ela provoca mudanças no processo de coagulação sanguínea. Essa coagulação é essencial para que sangramentos sejam estancados, mas tirando isso, se trata de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo nas veias, o que põe a vida em risco.
Sintomas de trombose
Procure um médico se perceber os sintomas da trombose. É claro, isso não quer dizer que o coágulo chegará aos pulmões, mas é melhor prevenir do que remediar.
E mesmo não se tratando desse caso, o fato de ter a circulação sanguínea interrompida, diminui consideravelmente a qualidade de vida, bem como a recuperação da Covid-19. Os sintomas são:
· Dores nas pernas;
· Inchaço;
· Sensação de calor no local afetado;
· Vermelhidão e rigidez da musculatura.
Se acontecer uma embolia pulmonar, os sintomas apresentados serão mais graves, e portanto, faz-se necessário ir a uma unidade de saúde o mais rápido possível;
· Falta de ar;
· Dor na região do peito;
· Respiração ofegante;
Via: dicasonline.com