Um dos amigos mais fiéis do nosso corpo que trabalha duro todos os dias é o fígado. Sua função em nosso corpo é trabalhar como um sistema de purificação composto e ultra eficiente. Entre todos seus benefícios ela também acaba sendo um órgão complicado, então, você não vai desejar abusar tanto assim dele.
Aprenda a entender melhor o seu fígado
1. Sente dores em torno do fígado
Uma impressão de dor na região superior e direita do abdômen pode indicar que seu fígado esteja com algum certo problema. Geralmente, é uma dor persistente, no entanto, em alguns casos pode se tornar muito intensa.
O trabalho principal do fígado é desintoxicar e auxiliar o organismo a peneirar os resíduos, além de ajudar o corpo a digerir a alimentação. Se o fígado for atingido por alguma coisa, ele para de funcionar causando dores na região.
2. Juntas e tornozelos inchados
Se você machucar alguma parte do seu corpo, o fígado procura se refazer à custa das cicatrizes. Quanto mais parte de cicatrização existir em seu corpo, mais complicado é para o fígado trabalhar. Podem ser um sinal de cirrose o pé inchado fique atento!
Isso pode abalar algumas partes do seu corpo como, quadris, coxas e penas. O inchaço normalmente fica perceptível na parte inferior do corpo. Normalmente ele é indolor, e isso é uma ótima notícia.
3. Aumento de peso
O aumento de gordura no fígado é normal e normalmente inofensiva, no entanto, com o passar do tempo, pode conduzir à cirrose e o crescimento do risco de câncer de fígado.
Isso só acontece porque seu fígado não é capaz de combater todas as impurezas do álcool, uma dieta rica em gordura, adoçantes artificiais, medicamentos, etc. O açúcar ou o álcool são modificados em triglicerídeos por meio das células do fígado, um gênero de gordura.
As funções do fígado se atrapalham quando muitas gorduras ficam acumuladas nas células. O fígado então pode armazenar toxinas não filtradas em células de gordura, isso é a única coisa que ele pode fazer segundo informação da Gastroenterologia Europeia Unida, UEG.
4. Sente coceira em alguma parte do corpo
A função do fígado é limpar o sangue de resíduos e as toxinas precisam ser separadas com a bile, que se esgota no intestino. Por muitos motivos, a vesícula biliar enfrentar algum tipo de problema, sendo assim, seu corpo não conseguirá se livrar de todas as impurezas.
A consequência pode ser um prurido insuportável. Normalmente é pior nas plantas dos pés e nas palmas das mãos, no entanto, em situações, mas graves, pode se prender em todo o corpo e os pacientes descrevem pruridos, no nariz no canal auditivo e até mesmo por atrás dos olhos.
5. Olhos e peles amarelados
Se as células dos dutos biliares e do fígado adquirem algumas doenças agudas, um coloridor, bilirrubina, pode se concentrar no sangue. Fazendo com que sua pele e olhos fiquem amarelos (icterícia) e a urina escurecida.
6. Sente cansaço crônica
A síndrome do cansaço crônico se assimila a uma doença estendida similar à gripe. O fígado colabora na maior parte para o abastecimento de energia no corpo. Se obtiver algum tipo de problema no fígado, normalmente sentimos cansaço.
O fígado é um órgão do nosso corpo que pode melhorar sozinho. Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar deixá-lo limpo. As atividades e o consumo moderado de bebida alcoólica são ótimos, porém, você também pode consumir algumas coisas para fazer seu fígado funcionar melhor.