Fiquem atentos aos sinais que uma criança dá quando precisa de ajuda psicológica

Um mau sentimento interno aparece, quando a criança se sente em uma situação ameaçadora. O incômodo faz com que a criança acaba perdendo o controle, uma psicóloga infantil pode ajudar a entender o que tem causado este tipo de comportamento e, perceber que nem tudo que está em sua volta é uma ameaça.

2 Sinais de raiva constantemente

Qualquer situação por mais simples que seja, faz com que a criança acabe exagerando. Sabemos que as crianças pequenas costumam fazer birras, no entanto, muitas vezes, essa manhas vem acompanhada com uma agressividade, nesse caso é preciso estar atento.

Essa manifestação de raiva pode ser um sinal de angústia, ansiedade e em alguns casos o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Uma psicóloga pode te ajudar a conhecer quais são os motivos dessa raiva, para que possa ser proposta uma solução.

3 Demonstração de tristeza

Uma criança que não encontra consolo nos braços do pai dos pais, e que na maior parte do tempo está angustiada, é um sinal que ela está precisando de uma ajuda terapêutica.

O ideal é que os pais sempre conversem com seus filhos quando perceberem que eles estão tristes, as crianças tende a acalmar quando recebem o consolo dos pais. Entretanto, se isso não resolver pode se tratar de um transtorno obsessivo compulsivo (TOC), que faz com que as crianças sintam desnecessariamente temores e comportamentos compulsivos.

4 Dificuldades de aprendizado na escola

Os pais ficam preocupados quando percebe que os filhos outrora tiravam notas boas e, do nada começam a tirar notas ruins. O rendimento escolar da criança começa a cair, fique atento a esses sinais, pode ser que seu filho esteja sofrendo algum tipo de bullying na escola. É preciso consultar a professora nesses casos e, então procurar um psicólogo.

5 Crianças que preferem ficar sozinhas

As crianças sempre gostam de brincar correr e se divertir com seus amigos, na escola são sempre muito agitadas. Entretanto, também existem aquelas crianças que falam pouco e que gostam de brincar sozinha.

Vá para a escola e pergunte para a professora se ela percebeu alguma mudança na conduta do seu filho, querer estar sozinho o tempo todo, pode ser um indício de uma grande ansiedade social que costumam aparecer na juventude.

6 Dificuldade para se concentrar

Muitas crianças acabam tendo dificuldade quando precisam se concentrar, no entanto mesmo assim elas ainda conseguem realizar seus deveres de casa e guardar tudo aquilo que aprenderam.

A atenção dos pais deve dobrar, quando perceberem que a concentração da criança diminuiu a ponto delas não conseguirem ficar quieta. Uma psicóloga pode identificar se este pode ser um sinal de dislexia ou de TDA.

7 Obsessão por limpeza, como lavar as mãos

Esse sinal deve alertar aos pais. Casos assim se caracterizam no TOC. O hábito pela limpeza começar a aumentar e impedir que a criança realize seus deveres é, importante procurar ajuda de um especialista. É preciso os pais prestarem atenção nas compulsões obsessivas dos seus filhos, isso pode acabar afetando seu desempenho e sua vida no geral.

8 Perca do sono durante a noite

O sono durante a infância é tão importante quanto à alimentação. É preciso os pais desde cedo ajudar seus filhos a estabelecerem hábitos saudáveis de sono, um sono irregular pode estar vinculado há um problema de comportamento.

Se uma criança não dorme bem à noite, isso pode afetar o desenvolvimento do seu cérebro, é preciso conversar com um profissional para descobrir o que tem provocado a insônia na vida do seu filho.

 

Escrito por Cris Si

Escrevo vários tipos de conteúdo, mas gosto muito de escrever notícias sobre famosos, histórias de superação e testemunhos.