Foto de enfermeiro viraliza na web após abraçar doente com síndrome de Down para conseguir auxiliar com oxigênio no AM; após este fato a família conseguiu leito na UTI

O momento aconteceu na unidade hospitalar de Caapiranga, no interior do Amazonas.

Um momento emocionante entre enfermeiro e paciente se tornou viral nas redes sociais. Na foto, é possível ver o enfermeiro que abracou um paciente portador de Síndrome de Down, quando precisava de ser submetido ao oxigênio.

Após a postagem nas redes sociais através de uma paciente que encontrava na mesma ala também diagnosticada com o vírus, ganhou uma grande comoção, através da web.

PUBLICIDADE

A atitude do profissional de saúde, foi para transmitir tranquilidade ao paciente, que estava diagnosticado com o novo coronavírus, no qual sentia medo de usar a máscara para aspirar o gaz.

Esse momento emocionante, ocorreu na altura, em que o Amazonas está a passar por um novo surto do vírus, e que está enfrentando uma luta com a falta de oxigênio nos hospitais. Devido à situação atual, vários pacientes já foram transferidos para outras unidades.

PUBLICIDADE

Segundo a irmã, do paciente, Eliane Loureiro, o momento da foto que se tornou viral foi captada na unidade hospitalar onde Emerson Junior Loureiro de trinta anos, se encontra infectado e está a realizar o tratamento contra a doença.

Ela conta, que ele  não queria deixar que colocassem a máscara para receber o oxigênio, devido a se sentir incomodado. Continuando, ela saiu de perto dele quando o enfermeiro disse que ia cuidar dele  Foi no momento que ele abracou o irmão da jovem, e através desse afeto, que ele se sentiu protegido.

Ao G1, o enfermeiro que aparece no momento, Raimundo Nogueira falou que o rapaz  chegou à unidade com um quadro de saúde complicado. E que para ganhar a confiança dele, foi a única alternativa que encontrou para o assistir com oxigênio, por meio de uma máscara não-reinalante, foi então com um abraço.

Ele disse ainda, que como ele nao percebe, pois se trata de um paciente especial, ele se aproximou dele, e deu um abraço, conseguindo ofertar oxigênio. Assim, fazendo perceber que o oxigênio fazia parte do tratamento, e há conta disso, a respiração dele melhorou.

O enfermeiro desabafa ainda, que a enfermagem é um ato de cuidar da saúde dos outros. Como também a responsabilidade e o dever de cuidar dos doentes. O momento foi flagrado na passada sexta (23), por uma paciente que também estava infectada com a doença, e encontrava-se na mesma ala da unidade.

Ela pediu autorização da família, para publicar o momento nas redes sociais. A família nunca imaginou que a fotografia fosse viralizar. E foi através dessa postagem, por meio de comentários que a família conseguiu uma vaga no leito da UTI para Emerson, ser internado na capital.

A irmã, disse ainda, que além da foto ser publicada para homenagear o enfermeiro, pois o seu gesto foi bonito, e foi através dessa foto, que a família recebeu muita ajuda com recursos. Além de ter conseguido uma vaga na UTI para ele, uma vez que no interior não havia mais.

O enfermeiro disse ainda, que já se encontra há oito meses na linha da frente daquela unidade. E que nunca tinha passado por situação igual. Ele que enfatizou todos os profissionais de saúde porque se preocupam muito com a biossegurança, e por esse motivo, usa todos os equipamentos de proteção.

Explica ainda, que naquele momento não tinha outra solução. E que sabem das recomendações, mas devido a se tratar de um paciente especial, no qual precisava daquele gesto por meio de um abraço.

Escrito por Carla Sofia

Sou especialista em Receitas, dicas e saúde! Gosto sempre de estar atualizada de novas receitas e formas medicinais!