Fuga em massa de presos em São Paulo

Uma rebelião foi feita na Capital Paulista

Presos em Fuga em São Paulo

Após a fuga em massa no Centro de Progressão Penitenciária  de Mongaguá, Porto Feliz e Tremembé na Capital Paulista, foram registrados um numero total de fugas de aproximadamente 1.375. Eles deixaram os presídios após a saída temporária ter sido suspensa.

PUBLICIDADE

A Secretaria da Administração Penitenciária, informou nesta segunda-feira (16/3) que conseguiram recapturar 720 presos após essa fuga em massa em diversos presídios no estado de São Paulo.

Essa fuga em massa realizada pelos detentos foram uma forma de protesto após o cancelamento da saída temporária dos mesmos que aconteceria no dia (17/3) nesta terça-feira.

PUBLICIDADE

As unidades referidas em questão apenas abrigam detentos em regime semiaberto, que significa que eles poderiam sair para estudar ou trabalhar durante o período diurno e após haveria um certo toque de recolher para que retornassem para passar a noite na cadeia em questão.

Foi afirmado que o órgão do Grupo de Prevenção (GIR) teria controlado a situação dos presídios de forma rápida e eficaz. Até o momento, foram capturados apenas os 720 presos. O ato foi realizado com o apoio da Policia Militar e com o apoio de agentes de segurança penitenciaria.

A secretaria relatou que a medida era necessária para que mais de 34 mil sentenciados poderiam ter uma certa vulnerabilidade de propagar o corona vírus trazendo riscos a comunidade.

Devido a essa pandemia foi necessário adiar o regime semiaberto fazendo com que eles não entendessem a situação e acabaram criando essa rebelião.

A propagação do corona vírus segue uma extensão muito vasta, e como ainda não foi controlado essa contaminação comunitária, o nível de propagação seria muito maior.

Essa medida restringe que os detentos contraiam a doença, é uma forma de proteção para os mesmos. Pode ser que seja necessário cortar a visitação, para não haver transição de pessoas no local. A recomendação do governo é isolamento total.

 

Escrito por V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos