Gabriell Neves, ex- subsecretário de saúde é preso por fraude de respiradores

O mesmo foi preso, juntamente com outros 3 suspeitos, por fraudar comprar de respiradores

Nesta quinta-feira, 7 de maio, o ex- subsecretário de saúde Gabriell Neves acabou sendo preso  no Rio de Janeiro. Ele e mais três pessoas foram detidas, suspeitos de fraude na compra de aparelhos respiratórios.

A prisão foi feita pela MPRJ, o Ministério Público do Rio de Janeiro, juntamente com a polícia Civil. O grupo estava atuando de forma que obtinham vantagens em cima de compras de respiradores, destinados aos pacientes que testaram positivo para o coronavírus.

PUBLICIDADE

Segundo informações, os demais presos foram Aurino Batista, Gustavo Borges e Cinthya Neumann. Pelo o que se sabe, mais um envolvido está sendo procurado. Aurino, como integrante de uma empresa de informática, acabou conseguindo informações a respeito dos fornecedores dos respiradores.

Por volta do dia 20 de abril, Gabriell Neves fora exonerado de seu cargo como subsecretário de saúde, por Wilson Witzel, até aquele momento, apenas por suspeitas de seu envolvimento em fraudes, que posteriormente foram confirmadas.

PUBLICIDADE

Alguns contratos acabaram sendo questionados, estipulando cerca de R$ 1 bilhão, incluindo a compra de máscaras, respiradores e até mesmo os testes rápidos. Neves estava na frente de alguns quesitos quanto à saúde, e acabou sendo exonerado por suspeitas de fraude.

“As compras eram determinadas pelo secretário Edmar Santos ou com anuência dele. Outras pessoas também poderiam, eventualmente, demandar uma necessidade. Mas tudo era feito em consonância com o secretário. Ele avalizava o que era solicitado pelos quadros técnicos”, informou Neves, sobre as acusações.

Porém, apesar de haver dado a responsabilidade à seu chefe, Edmar Santos, Neves quem foi preso, como principal suspeito, juntamente com os outros envolvidos. Ainda não se sabe quem é o quinto suspeito no crime de fraude, que segue em investigação da polícia.

A situação está ganhando uma grande repercussão na web. Os brasileiros tem se mostrado revoltado com toda essa situação ocorrendo diante da pandemia que o país enfrenta.

 

Via: g1.com

Escrito por Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.