Gato passa por cirurgia e se transforma em uma gata;”Então agora ele é como uma menina”

O nome que o gatinho recebeu ao nascer, foi mantido.

A história do gatinho  que precisou passar por um procedimento cirúrgico e acabou se transformando em uma gata está ganhando o mundo.

Piglet, como é chamado por seus donos, chorava dia e noite até ser diagnosticado com cálculo renal e inflamação na bexiga.

PUBLICIDADE

O cálculo era enorme e impedia que o gato urinasse, em uma cirurgia de emergência seu órgão foi retirado, depois do pós cirúrgico, sua dona, Zoe Philpott, o levou para se recuperar em casa.

No entanto, o repouso não durou nem meia hora e Pieglet parecia sentir dores ainda piores.

PUBLICIDADE

O bichano voltou para a sala de cirurgia e dessa vez foi preciso remover 100% de todo o órgão masculino, dessa forma, ele ficou com a anatomia de uma fêmea.

“Então agora ele é como uma menina”, em outras palavras a veterinária disse que ele passou por uma cirurgia de mudança de gênero.

Duas semanas depois ele já estava totalmente recuperado, o nome que recebeu desde que nasceu foi mantido.
O que muita gente não sabe é que a maioria das doenças que atingem o ser humano, pode ocorrer em animais, como os gatos também, embora muitas vezes ignoremos este fato.

Como no caso de Piglet, todos os animais podem sofrer com cálculos renais, é preciso ficar atento se o bichano está muito nervoso, se chora ao usar a caixa de areia, observar presença de sangue no xixi, entre outros sintomas.

Já o tratamento, deve ser indicado por um veterinário, o qual certamente dependerá do tipo de acumulação mineral que esteja afetando o felino e do nível de gravidade da doença. Abaixo algumas orientações.

  • Mudança de dieta: existem alimentos secos para gatos feitos especialmente para tratar condições renais, mas o mais recomendável é optar por alimentos úmidos, uma vez que uma maior quantidade de água ajuda a diluir os minerais acumulados na urina.
  • Cistotomia: trata-se de uma operação cirúrgica aplicada para extrair os cálculos.
  • Eliminação dos depósitos de minerais: utiliza-se um cateter para limpar os cálculos da zona da bexiga. Trata-se de um procedimento um pouco incômodo para o animal, mas que é de rotina nestes casos.
  • Uretrotomia: utilizam-se microscópios minúsculos para avaliar o estado do sistema urinário e extrair os cálculos, ampliando a uretra.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]