Gays não podem doar sangue; de acordo com o Ministério da Saúde

Mesmo com os estoques caindo na nova pandemia

Os homens que tiverem relações sexuais com outros homens dentre o período de 1 ano anterior a doação não poderão realizar o mesmo.

Os EUA seguiam essa mesma regra, porem foi mudada de acordo com essa nova pandemia do coronavírus, que agora a regra se aplica a 3 meses.

PUBLICIDADE

Foi informado pelo Ministério da Saúde que ira manter sim as restrições atuais relativas a doação de sangue pelos homossexuais, apesar de no país um grande numero de hemocentros relatarem o baixo estoque de sangue, devido à essa nova pandemia do covid-19.

De acordo com a regra vigente determinada pela portaria do Ministério da Saúde e pela ação da Agencia de Vigilância Sanitária (ANVISA), visa sobretudo a segurança transfusional, as quais permanecem inalteradas. Homens que tiverem relações sexuais com outros homens em um período anterior a 12 meses da doação de sangue, não conseguirão realizar o mesmo, por mais que o país necessite.

PUBLICIDADE

E de acordo com essa norma, essa nova doação de plasma sanguíneo que estão sendo realizados em decorrer do covid-19, de pacientes curados para aqueles que contraíram a doença e estão em estado grave, também não poderá ser realizada por aqueles que tem sua opção sexual diferente. Esse novo tipo de tratamento tem dado esperanças aos pacientes mais críticos, uma taxa de sobrevida.

Essa regra se baseia nos princípios que os esses grupos de pessoas tem a maior incidência em de contraírem HIV, no qual aumenta o risco de infecção ao receptor do sangue doado.

Não é somente o Brasil que segue esse principio, já que outros países também adotaram essa regra, como a Finlândia e Zelândia também.

Em alguns lugares, eles adquiriram o movimento para flexibilizar essa regra, pois em vários lugares há uma queda acentuada nos estoques do banco de sangue, em principio a esse isolamento decretado em combate ao covid-19.

 

Escrito por V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos