Se você como outros milhares de brasileiros teve seu salário reduzido ou contrato suspenso por causa da pandemia e quarentena instaurada pelo governo, a noticia vai te deixar um pouco mais tranquilo.
No mês de maio o governo federal irá começar a pagar o auxilio para pessoas que estão trabalhando de forma formal, mas tiveram algum prejuízo com seus salários diante do problema que estamos vivendo atualmente e que afeta todas as pessoas diretamente, umas mais e outras menos.
A medida provisória de Bolsonaro foi publicada em 1° de abril e daí pra cá acordos foram firmados entre empregados e empregadores para conseguirem manter as empresas de pé diante da crise financeira.
Segundo o governo Federal a estimativa de pagamento é para 5 milhões de pessoas, e devem começar a receber na segunda feira (4).
O que determina a data de pagamento desse auxilio é a data do acordo firmado, já que ambas as partes precisam ter assinado o acordo e ele enviado ao Ministério da Economia, a partir da data de informação o auxilio e paga ao trabalhador em 30 dias.
Os valores dependem de quanto foi cortado do pagamento do empregado, pois o governo paga o equivalente ao que foi cortado em porcentagem sobre o valor do seguro desemprego que esse empregado teria direito se fosse demitido.
Ao contrário do que estão dizendo, não se trata de antecipação do benefício, trata-se, no entanto, de um auxilio, caso o empregado seja demitido posteriormente terá direito ao seguro normalmente.
Um site está sendo divulgado para que as pessoas consigam ver se tem direito e quando o pagamento será realizado, serviços.mte.gov.br, lembrando que para ter direito precisa existir um acordo assinado entre o empregado e a empresa, e precisa estar oficialmente comunicado ao governo, só assim o trabalhador terá direito ao auxílio.
Via: noticias.r7.com