Cuspir nossas verdades na cara de outras pessoas, sem pedir licença, sem jeito e sem pudor não é sinceridade é grosseria e falta de educação escancarada.
É na verdade um pretexto para humilhar, subjugar à pessoa em uma intenção perversa com a desculpa de que está apenas sendo sincero.
Geralmente pessoas que agem assim sempre se escondem atrás da palavra “desculpe a sinceridade”, logo após essa palavra vem uma enxurrada de afrontas, preconceitos e ofensas que a pessoa gostaria de ter dito e usa a falsa sinceridade para lançar sobre o outro tudo aquilo que pensa.
A pessoa que se orgulha muito de sua “sinceridade” geralmente faz críticas venenosas e pisa com selvageria disfarçada na cabeça de suas vítimas enquanto se enche de orgulho de sua personalidade forte.
Mas na verdade estão apenas demonstrando fraqueza de caráter e insegurança profunda, pois quando é necessário ofender alguém para se sentir bem isso não é sinceridade é fraqueza.
As pessoas que ofendem, magoam o outro com a desculpa de que estava apenas tentando ajudá-lo, são pessoas que na verdade estão precisando de ajuda.
Pois é possível sim ser sincero sem ser agressivo, falar a verdade sem precisar machucar, magoar ou espezinhar a outra pessoa tudo em nome da verdade.
Quando você diz por exemplo para um depressivo que ele precisa se ‘esforçar’ para sair dessa, você não sabe o quanto ele se esforça todos os dias apenas para sair da cama, dizer o que pensa nem sempre vai de encontro com a realidade do outro, vai de encontro com a sua maneira de pensar.
Se é necessário maltratar o outro para dizer a verdade já é sinal de que sua verdade não pode ajudar o outro.
Quando alguém exalta um grosseirão que se diz sincero e julga como hipócritas, aqueles que têm a personalidade fraca e são bem educados na hora de falar.
Estamos ficando cada vez mais distantes um dos outros, rolando ladeira abaixo no caminho para o nada. Gentileza gera gentileza, palavras brandas podem acalmar discussões, sarar corações, animar um depressivo, levantar um caído, ajudar de verdade quem precisa de ajuda.
As palavras têm poder tanto para o bem como para o mal, portanto grosseria não é sinônimo de sinceridade gentileza é bom e todo mundo gosta.