Homem mais rico da Colômbia doa 80 bilhões de pesos em combate ao covid-19

Esse valor equivale a 103 milhões de reais

Em Bogotá, o banqueiro Luis Carlos Sarmiento, o homem mais rico da Colombia segundo a revista Forbes anunciou nesta segunda-feira 30 de março uma doação que equivale a mais de 100 milhões de reais em ajuda ao combate do novo covid-19 em seu país. Essa é uma das maiores ajudas registradas em todo o mundo.

O bilionário escreveu uma carta pública diretamente para o presidente Iván Duque, indicando que ira desembolsar cerca de 80 bilhões de pesos, um equivalente a cerca de 103 milhões de reais.

PUBLICIDADE

Isso será investido em alimentos para a população mais carente da Colombia, um dos países com maior desigualdade do continente, isso de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Esse recurso também será destinado para a compra de 300 mil kits de diagnósticos da nova doença que assola o mundo inteiro, também será utilizado para a compra de ventiladores para o atendimento dos pacientes que possuem insuficiência pulmonar, que desenvolvem o caso mais grave da doença.

PUBLICIDADE

Na maioria das vezes os hospitais sofrem carência de respiradores nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Desde que foi decretado o primeiro caso de coronavirus no país, no dia 6 de março, a Colombia enfrentou uma multiplicação acelerada de infecções, totalizando 798 na segunda-feira e já chegaram a decretar 14 mortes em decorrência da nova pandemia.

Com medidas sendo realizadas em torno do mundo inteiro, o governo Colombiano fechou as fronteiras e fez uma declaração de confinamento nacional ate o dia 13 de abril, podendo ser revogado de acordo com o andar da situação da nova doença.

Outras medidas também foram realizadas pelo governo para a contenção da proliferação de contagio do novo covid-19.

A doença já matou mais de 36 mil pessoas em todo o mundo, e o numero de infectados passa de 700 mil pessoas.

 

Escrito por V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos