Igreja Universal é acusada de cometer crimes e tem seus templos interditados por autoridades Angolanas

Em três cidades, varias igrejas foram temporariamente interditadas, as acusações dos crimes partem desde racismo até lavagem de dinheiro!.

Nesta sexta-feira (14), a Procuradoria da República Angolana, iniciou uma operação para fechar templos da Igreja Universal do Reino de Deus, localizadas em cidades como Viana, Cazenga e Luanda. A decisão de fechar os templos surgiu após uma investigação que teve início no final o ano de 2019, que foi apurado se a Igreja regida por Edir Macedo cometeu alguma irregularidade, que vai desde racismo e imposição de vasectomia até lavagem de dinheiro.

 

Ainda não se sabe quantos conventos foram interditados pelas autoridades da Angola. Os institutos Nacionais dos Assuntos Religiosos, juntamente com o Ministério da Cultura, estão tomando conta das assembleias enquanto não tem nenhuma decisão judicial concretizada.

PUBLICIDADE

 

Em uma nota que foi divulgada, a PGR comunicou que as interdições pelo indício de associação criminosa, exportação ilícita de capitais, fraude fiscal, abuso de confiança e entre outras práticas ilegais.

 

A Igreja Universal está presente no país desde 1992, a mesma fica entre um confronto de dois grupos antagônicos, um deles formado por angolanos e brasileiros ligados ao bispo Edir Macedo, e também ao bispo Honorilton Gonçalves, e o outro grupo de pastores da angola dissidentes que dizem ser a comissão reformada da associação que é comandada pelo bispo Valente Bezerra Luís.

PUBLICIDADE

 

No final do mês de julho o presidente Jair Bolsonaro acabou se envolvendo de forma pessoal na questão, ele enviou uma carta ao presidente Angolano Joao Manuel Lourenço, dizendo estar preocupado com os fatos apresentados e pedindo uma discrição e proteção aos membros brasileiros da congregação.

Com o propósito de garantir sua a restituição de residências e propriedades, e também sua integridade física material. Edir Macedo também é um dos aliados de Bolsonaro.

 

Escrito por Gustavo De Souza Silva

Colunista iniciante focado em noticias de famosos e curiosidades, buscando sempre novidades em primeira mão!