Um homem, identificado apenas como Alexander, pode dizer que nasceu de novo depois de ser resgatado por caçadores. O homem havia sido declarado desaparecido um mês antes de ser encontrado por acaso, por cães farejadores que acompanhavam um grupo de caçadores. O estado físico e emocional que ele estava era assustador.
Alexander contou que não se lembrava de muita coisa, nem sequer sobre si mesmo, apenas conseguiu dizer seu primeiro nome: Alexander. Ele contou que precisou beber sua própria urina para se manter vivo e acredita ter sido poupado pelo urso para ser devorado mais tarde.
O resgate de Alexander quase não aconteceu, já que os caçadores que o encontraram confirmaram que, por pouco, não passaram direto pela caverna do urso. Os homens apenas decidiram entrar porque os cães não paravam de latir em direção ao local e se recusavam a sair dali. Então, eles suspeitaram de algo.
Os homens contaram em entrevista a jornais locais que duvidaram até mesmo do que estavam vendo, já que a princípio pensaram ter encontrado uma múmia. Eles ficaram muito confusos com a cena, até que se deram conta de que o homem, Alexander, estava vivo e precisando de socorro.
Já no hospital, Alexander foi examinado e médicos descobriram que o homem possuía fraturas na espinha e também uma condição severa em sua pele, já que permaneceu deitado e imóvel por tantos dias, dentro de uma caverna, longe da luz do sol e sem se mexer. Seu estado de higiene era deplorável.Os médicos que receberam Alexander no hospital deram depoimentos emocionados e surpresos com o fato de que o homem sobreviveu por tanto tempo em condições tão sub-humanas. Não foram divulgadas muitas informações sobre o estado de saúde do homem e seu prognóstico.
Especialistas em comportamento animal confirmaram a teoria do homem sobre o porque de ter sido poupado. É comum que a espécie de urso em questão guarde “comida viva” em suas cavernas, para mais tarde poder fazer refeições “frescas” ao invés de apenas matar e comer, já que trabalham para estocar alimentos.
Não ficou claro, no entanto, quantas vezes Alexander esteve cara a cara com o urso. Pelo que parece, o animal voltava para a caverna algumas vezes e os dois se encontraram em algumas ocasiões até que o homem fosse encontrado. Mas os caçadores não encontraram o urso quando o acharam.
Embora alguns sites de notícias internacionais estejam tentando se manter cautelosos sobre a história, as provas de que o depoimento de Alexander é verdadeiro tem se tornado muito difíceis de ignorar. O homem não teve sua idade confirmada, apesar de tudo, nem mesmo algum familiar se pronunciou.
A notícia já esta sendo reproduzida em canais de credibilidade ao redor do mundo. Especialistas tentam entender como Alexander sobreviveu por tanto tempo sem acesso a comida ou água. Enquanto o homem se recupera de suas lesões, a internet se questiona sobre o que teria acontecido na caverna.