De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde a república democrática do Congo está enfrentando um novo surto do ebola causando preocupação, pois especula-se se há uma relação entre o surto de ebola e o novo coronavirus.
De acordo com as informações o continente Africano está enfrentando casos de covid-19 também e até o momento o Congo tem 3195 casos e 72 pessoas que já morreram em decorrência da doença.
O infectologista Jean Gorinchteyn afirma que não existe nenhuma relação entre a pandemia de covid-19 com surto de ebola que está acontecendo.
No entanto a doença causada pelo vírus ebola tem uma mortalidade entre 25% e 90% que é uma proporção maior que o do coronavirus que fica em torno de 4% algo realmente assustador.
De acordo com as informações do infectologista as pessoas que estão infectadas com o ebola ficam muito debilitadas e acabam permanecendo em casa, pois o período de incubação acontece de forma muito rápida. O vírus está no organismo e não existe casos assintomáticos para infectados com ebola.
O ebola não é transmitido antes que os sintomas apareçam e esses sintomas são febre alta, dores pelo corpo, fraqueza, diarreia e sangramentos e a pessoa pode ter episódios de hemorragia pelo nariz e até insuficiência dos órgãos.
Já no caso da covid-19 algumas pessoas foram infectadas pelo vírus, mas não apresentaram qualquer sintoma, mas mesmo assim contagiaram outras pessoas. O ebola atua em todos os órgãos do organismo humano principalmente no fígado e também nos rins já a Covid-19 atua no sistema respiratório comprometendo os pulmões.
A diferença é grande porque em muitos casos considerados leves a Covid-19 não apresentou risco nem sintomas. No entanto a transmissão do coronavirus se dá com mais facilidade do que a do ebola pois a covid-19 pode ser disseminada através das gotículas de saliva e isso não acontece no caso do ebola.
Via: noticias.r7.com