O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, havia recebido uma mensagem prévia do Irã alertando a respeito de um ataque em resposta à morte do comandante Qassem Soleimani. Nesta quarta-feira (8) foi declarado que o ataque em questão havia sido avisado e que seria iminente, segundo foi informado através do porta-voz da autoridade em um comunicado feito. As duas bases do Iraque abrigam as forças americanas e iraquianas acabaram sendo atingidas por cerca de 20 mísseis iranianos na noite da última terça-feira (7), na madrugada de quarta-feira (8) no nosso horário local do Brasil.
Os complexos que foram atingidos pelos mísseis enviados foram Ain al-Assad, em Anbar, e Harir em Erbil. Ambos pontos são considerados estratégicos para a operação militar que acontece dos Estados Unidos no local, para que sejam feitos os combates contra o grupo Estado Islâmico. Na mensagem enviada pelo Irã foi aletado que a Abdul Mahdi que o ataque iria visar apenas as instalações que estavam as forças norte-americanas no Iraque, mas não havia especificado quais seriam, como foi informado pelo porta-voz do primeiro-ministro do Iraque.
O premiê recebeu também uma ligação dos Estados Unidos no mesmo momento em que os mísseis foram enviados para as bases, segundo foi dito no comunicado. A Guarda Revolucionária do Irã acabou assumindo a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis nesta madrugada em ambas as bases. Até o momento não se tem nenhuma informação a respeito de relatos de morte após os ataques. Através de um comunicado breve, as forças militares internacionais e do Iraque declararam que não foram registradas nenhuma perda no momento. Foram enviados para o local cerca de 22 mísseis, como foi informado pelo Comando Unificado em Bagdá.
Ataques acontecidos
Em uma avaliação inicial feita pelos Estados Unidos, os mísseis atingiram áreas da base que não eram ocupadas por norte-americanos. Um militar dos Estados Unidos chegou a afirmar à rede de televisão CNN que as forças armadas acabaram recebendo um aviso antes que o ataque acontecesse, e que as pessoas haviam se escondido em bunkers antes de tudo acontecer no local. A principal base, a Al-Asad está localizada em uma região sunita. Contra esta base, foram enviados cerca de 17 mísseis, e dois deles não chegaram nem mesmo a atingir o alvo e nem chegaram a explodir de fato.
O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Jens Stoltenberg, chegou a dar uma declaração onde condenou o ataque foi realizado com os mísseis, e pediu para que o Irã se abstenha neste momento de mais violência. Outra autoridade do Otan chegou a declarar, sem que fosse identificada, que também não tiveram vítimas entre as tropas de suas missão em treinamento que acontecia no Iraque no momento em que os mísseis foram lançados para as bases em questão em resposta aos atos atuais dos Estados Unidos.
Via: g1.globo.com