Irã avisou ao Iraque que iria atacar bases militares dos EUA

Uma mensagem prévia alertando do ataque foi enviada ao primeiro-ministro iraquiano

O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, havia recebido uma mensagem prévia do Irã alertando a respeito de um ataque em resposta à morte do comandante Qassem Soleimani. Nesta quarta-feira (8) foi declarado que o ataque em questão havia sido avisado e que seria iminente, segundo foi informado através do porta-voz da autoridade em um comunicado feito. As duas bases do Iraque abrigam as forças americanas e iraquianas acabaram sendo atingidas por cerca de 20 mísseis iranianos na noite da última terça-feira (7), na madrugada de quarta-feira (8) no nosso horário local do Brasil.

Os complexos que foram atingidos pelos mísseis enviados foram Ain al-Assad, em Anbar, e Harir em Erbil. Ambos pontos são considerados estratégicos para a operação militar que acontece dos Estados Unidos no local, para que sejam feitos os combates contra o grupo Estado Islâmico. Na mensagem enviada pelo Irã foi aletado que a Abdul Mahdi que o ataque iria visar apenas as instalações que estavam as forças norte-americanas no Iraque, mas não havia especificado quais seriam, como foi informado pelo porta-voz do primeiro-ministro do Iraque.

Escrito por Reginaldo Ribeiro Teodoro

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.