Dois irmãos, com idades de 17 e 18 anos respectivamente, acabaram morrendo na tarde de terça-feira, dia 4, depois de terem recebido uma descarga elétrica no momento em que utilizavam o celular que estava ligado ao carregador, por sua vez na tomada.
A tragédia se deu no distrito de Iratinga, que fica em Itapajé, no estado do Ceará. José Gabriel da Silva Mesquita e João Anderson da Silva Mesquita chegaram até mesmo a serem levados para o hospital que fica no mesmo município, contudo, ambos chegaram na unidade de saúde já sem sinais vitais.
De acordo com relatos da avó dos dois jovens, a qual concedeu uma entrevista, um dos irmãos estava jogando em um aparelho celular que estava conectado ao carregador no instante em que um raio acabou atingindo a residência das vítimas.
O segundo rapaz, o qual estava bem perto de seu irmão e por sua vez usava um tablete no momento, também acabou sendo atingido pela forte descarga elétrica proveniente do raio.
De acordo com especialistas, não existe perigo em usar o smartphone enquanto há uma tempestade, o risco real está em usá-lo em uma tempestade enquanto ele estiver carregando.
Isso se deve a alta tensão que é provocada pela descarga elétrica e que pode se expandir, de tal forma que possa atingir o dispositivo móvel. Assim, é muito importante evitar usar o celular ligado a tomada enquanto ocorrem chuvas com raios e trovões, a fim de que acidentes sérios sejam impedidos.
Do contrário, tal ação pode acarretar em grandes riscos como por exemplo a explosão da bateria, risco de choque elétrico, queimaduras graves e até mesmo provocar a morte, como foi no caso dos irmãos citado, em decorrência da descarga elétrica provocada durante a tempestade.
Via: mceara.com