Xokleng Daniela ganhou seu bebe no final do mês de julho e por estar gravida recusou a se vacinar para a covid-19, logo em seguida foi internada sofreu paradas cardiorrespiratórias e faleceu com morte cerebral segundo os médicos ela estava internada com coronavírus.
A família conta que ela saiu da cidade e foi para aldeia indígena já que la seria mais seguro para que não fosse contaminada, ainda disseram que ela recusou a vacina com medo de que pudesse fazer algum mal para o bebê já que a vacina é muito recente e efeitos colaterais podem não ter sido ainda identificados.
Daniela já tinha um filho de oito anos e o seu segundo nasceu dia 30 de julho, seu marido diz que não acredita que ela morreu com covid, pois estava isolada e ninguém mais teve a doença ele diz que agora tudo é devido ao covid, mas nem sempre é assim.
A secretaria de saúde Indígena disse em nota que a jovem negou por quatro vezes a aplicação da vacina, ela fez o pré-natal e não teve gravidez de risco, também não tinha nem uma comorbidade, disseram ainda que na aldeia em que ela ficou 120 pessoas foram vacinadas e 11 se recusaram, os demais moradores são crianças que ainda não atingiram a faixa etária de 18 anos.
A vacina para gestantes foi suspensa, mas no dia 8 de julho voltou a ser aplicada normalmente seguindo recomendação do ministério da saúde.
Via: noticias.uol.com.br