Jovem morre da decorrência de Covid-19, horas depois do parto em Imperatriz, no MA:”Não podemos banalizar o vírus’, diz companheiro

A estudante ainda se dirigiu duas vezes à unidade hospitalar, com sintomas da doença, até ao momento que foi hospitalizada na última semana em estado grave.

Luana Gurgel, de vinte e quatro anos, estudante de administração, esperava a chegada do primeiro filho, quando testou positivo para a doença do novo coronavírus, em Imperatriz. Sem quaisquer comorbidades, a jovem acabou por falecer no último sábado (27), na luta contra a doença, horas após de dar a luz o pequeno vento.

Em todo o estado, neste fim de semana, o caso ganhou repercussão depois que o companheiro da jovem e pai do bebê, Cayro Yuri, estudante de jornalismo, fez um desabafo numa rede social. Cayro disse ao G1, que Luana tinha se manifestado com os primeiros sinais da doença, como dor no corpo e febre, no passado dia quinze de fevereiro.

PUBLICIDADE

Depois da médica ter orientado a jovem, o casal decidiu procurar a unidade hospitalar de Imperatriz. Ela ainda chegou a fazer o teste, mas deu negativo.Logo após foi medicada e liberada. Ainda segundo o jovem, no decorrer da semana, os sintomas continuaram em Luana, no qual já deu tosse e falta de ar. Preocupados, o casal, deslocou-se mais uma vez à unidade hospitalar, e depois de uma consulta a equipe médica deu alta, uma vez que o seu estado de saúde não era necessário internação.

Ainda sem ter uma conclusão certa sobre o seu estado de saúde, ambos decidiram fazer o teste num laboratório particular. Já nessa altura, o resultado deu positivo, Após dois dias de ter realizado o exame a jovem teve um agravamento no seu estado de saúde, e teve que ser internada na UTI.

PUBLICIDADE

O companheiro disse ainda, que ela passou o dia todo com febre, muita tosse e falra de ar, Quando regressaram, pela terceira vez ao hospital, ela já foi internada. Quando deram entrada, ela realizou um exame de raio-x, que diagnosticou que estava com metade do pulmão comprometido, e a saturação estava muito baixa. E foi nesse momento que decidiram que ela ficava internada.

Cayro deu inicio a uma campanha nas redes sociais, a fim de tentar conseguir transferir a companheira para Luís. Em apenas algumas horas, a postagem já contava com centenas de curtidas, no qual se tornou viral. A mobilização, chegou às autoridades do estado e a transferência da jovem foi realizada.

O que parecia, estar a ser um final feliz, de momento para o outro teve uma reviravolta depois que Luana teve uma piora no seu estado de saúde na última sexta. Devido a isso ela precisou de passar por uma cesária de emergência, e em poucas horas nasceu o pequeno Bento.

Já no sábado depois do nascimento do bebê, a jovem não resistiu após complicações da doença. Cayro disse ainda, que todos precisam estar conscientes, porque todo o cuidado é pouco. E que se as pessoas mesmo já tendo os cuidados necessários já está ocorrendo isso, imagine para quem não está. Ele diz ainda, para imaginar quem ignora tudo, ou acha que se trata de uma bobagem. É isso que ele quer que as pessoas entendam, só quer dar o exemplo, que não pode banalizar esse vírus como ele foi banalizado.

Escrito por Carla Sofia

Sou especialista em Receitas, dicas e saúde! Gosto sempre de estar atualizada de novas receitas e formas medicinais!