Depois de crescer em um mundo de extrema riqueza e privilégio, Thomas Gilbert nunca estava disposto a aceitar nada menos que isso. Sua família era bem conhecida entre a alta sociedade de Nova York, e era uma posição invejável para o jovem rico.
O pai de Thomas era um notável banqueiro de Wall Street, e a mãe Shelley era uma ex-debutante. Thomas estudara nas melhores escolas de Manhattan e estudara economia na Universidade de Princeton, onde seu pai também estudara.
Mas enquanto o Sr. Thomas ganhava milhões de dólares com a criação de sua própria empresa de investimentos, Thomas filho se formou sem nenhuma ambição real, exceto o desejo de permanecer entre a elite.
Seus pais esperavam que, em algum momento, Thomas continuasse com o legado de seu pai como um dos principais financiadores. Mas até então, ele não tinha emprego, e eles não tinham escolha a não ser financiar seu estilo de vida.
Com seu charme e beleza, Thomas, então com 30 anos, era muito popular no cenário social. Thomas estava sempre pedindo dinheiro, acreditando que era um pote sem fundo. Dizia-se que sua família tinha um valor de US $ 200 milhões, mas, na realidade, muito do dinheiro foi gasto.
Eles decidiram reduzir o subsídio e o encorajaram a conseguir um emprego para se sustentar. Reduziram o montante para US $ 400 por semana e até isso corria o risco de ser interrompido definitivamente.
Em 4 de janeiro de 2015, o subsídio de Thomas caiu para US $ 300 e ele apareceu na casa de seus pais sem avisar. Ele disse que queria conversar com o pai e que sua mãe, sua mãe pensou que talvez a estratégia deles para fazê-lo se sustentar finalmente estivesse funcionando.
Thomas pediu que ela lhe desse um sanduíche e uma Coca-Cola – uma bebida que ele sabia que ela não tinha em casa obrigando-a a sair e buscar.
Ao voltar ela encontrou o marido em uma poça de sangue ao lado da cama deles. Ela correu para frente, chamando seu nome, pensando que ele tinha desmaiado, mas então ela viu a bala ferida em seu crânio e seu cérebro no chão … e começou a gritar.
Enquanto ela estava fora, seu filho sacou uma arma de calibre 40, pressionou-a contra o crânio do pai e apertou o gatilho. Thomas então colocou a arma na mão de seu pai para fazer parecer que ele havia atirado em si mesmo.