Quem olha para foto logo se lembra dos memes que circulam pelas redes sociais e de uma página de humor que fez um grande sucesso devido a foto de um idoso.
A justiça condenou o dono do perfil a pagar uma indenização de R$ 100 pelo uso não autorizado da foto do idoso de onde surgiram diversos memes. A página tem mais de 4,4 milhões de seguidores e ficou conhecida como “te sento a vara”.
A justiça condenou o dono do perfil que usava as imagens acompanhadas de várias frases depreciativas e preconceituosas. O idoso que aparece na imagem é o senhor João Nunes Franco que tem 91 anos, ele mora com sua mulher em Cristalina cidade de Goiânia em volta do distrito federal.
O proprietário da página se chama Henrique Soares da Rocha Miranda, ele alegou no processo que no ano de 2012 a imagem já circulava na internet e por esse motivo pensou que se tratava de um conteúdo de domínio público ou seja de uso livre e afirmou que não possui responsabilidade pelas divulgações das imagens do idoso.
O site G1 tentou entrar em contato com advogado do caso, mas não obteve resposta. As imagens e os memes da foto do senhor João circularam por toda a rede social e sempre acompanhadas de frases como te sento a vara moleque baitola e de acordo com informações Henrique entrou com pedido de propriedade industrial da marca criando um perfil chamado de @lojasentoavara, e a partir daí começou a vender itens como camisetas e bonés com a foto do senhor João usando sua imagem de forma não autorizada.
A ordem judicial determinou que sejam interrompidas todas e quaisquer comercializações que contenham a imagem do idoso, mas atualmente o perfil ainda usa a caricatura do senhor João.
As informações mostraram que o idoso ficou muito bravo ao descobrir que sua imagem estava sendo utilizada de forma ofensiva, ele se sente irritado e não gostava de falar sobre o assunto quando era questionado.
O idoso tem cinco filhos, 11 netos e 14 bisnetos e era trabalhador rural. De acordo com informações a foto que virou meme foi cedida apenas para o uso de um blog chamado gente de Campo Alegre da cidade onde João é natural contando a história das pessoas que moram na cidade. Logo que os memes começaram a aparecer a família pediu ao blog que retirasse a imagem do idoso e foram prontamente ouvidos.
Via: g1.globo.com