Líder indígena Cacique Paulinho Paiakan é mais uma das vítimas do coronavírus

O corpo do Cacique será levado para Aldeia de origem que fica em Ourilândia do Norte

O cacique Líder indígena conhecido como Paulinho Paiakan que tinha 67 anos morreu na noite da última terça-feira (16) vítima do coronavirus.

O líder indígena estava internado no hospital regional público do Araguaia que fica no sudeste do Pará ele estava internado desde o dia 9 de junho recebendo todos os cuidados da equipe de saúde tratando da covid 19, mas infelizmente o líder indígena não resistiu e morreu.

PUBLICIDADE

O corpo do Cacique será levado para Aldeia de origem que fica em Ourilândia do Norte. O cacique apresentou um quadro de insuficiência respiratória e testou positivo para a covid-19, a família do indígena está recebendo apoio do órgão que dá assistência  especial aos indígenas.

De acordo com as informações a família do cacique assinou um termo se comprometendo que eles não irão fazer qualquer tipo de ritual manuseando o corpo do indígena. Como é de costume algumas tribos possuem rituais quando acontece a morte de um líder da comunidade.

PUBLICIDADE

Dentro da Cultura kayapó quando morre alguém na tribo acontece o manuseio do corpo para pinturas através de um ritual, no entanto por causa da alta transmissibilidade da covid -19 a família do indígena assinou o termo se comprometendo a não realizar o ritual.

No ano de 1992 Paulinho Paiakan foi acusado de ter abusado de uma estudante, a jovem foi identificada como Sílvia Letícia da Luz Ferreira, o cacique foi preso e ficou preso preventivamente até 1994 depois foi solto porque não houve provas suficientes para mante-lo na cadeia.

O ministério Federal entrou com recurso na época e no ano de 1998 o cacique foi condenado a 6 anos de reclusão e cumpriu a pena em regime fechado. Com a condenação ele deixou sua casa e passou a morar na aldeia Kayapó Ulkré. Infelizmente a Covid-19 já fez milhares de vítimas em todo o mundo.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.