Líder da OMS afirma que pacientes com quadro grave de Covid-19 podem transmitir o vírus por até 3 meses

Já para pacientes com quadro leve da doença podem transmitir em até 9 dias.

Maria Van Kerkhove, líder técnica da Organização Mundial de Saúde, falou nesta última quarta-feira (29), que os pacientes graves da covid-19 podem continuar transmitido o vírus até por mais de 20 dias.

Já para pacientes com quadro leve da doença podem transmitir em até 9 dias, essa informação está sendo usada pela rede de saúde, para determinar quanto tempo uma pessoa precisa ficar isolada para evitar a transmissão do vírus.

Embora os pacientes que estão em estado grave, possam transmitir por mais tempo o vírus estejam hospitalizados e isolados, a grande preocupação é com aqueles que possuem sintomas leves, pois estão em casa e muitas vezes não guardam o isolamento e transmitem o vírus para outras pessoas.

PUBLICIDADE

Também é importante conhecer esse período para se entender o tempo em que os testes podem dar positivo, há uma data específica para serem realizados os testes, no teste PCR por exemplo pode dar positivo por um longo período de tempo.

Maria afirmou a recomendação da Organização Mundial de Saúde, sobre o isolamento de todos os casos como forma de diminuir o contágio do vírus, é importante que todos os casos sejam identificados até mesmos os assintomáticos, que podem continuar transmitindo a doença.


Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.