Lula se manifestou com bastante pesar, nesta última terça-feira, dia 13 de maio, pelo falecimento de José “Pepe” Mujica, o ex-presidente do Uruguai, que morreu aos 89 anos de idade, na região de Montevidéu.
Através de uma nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores destacou a importância do líder político e o considerou como um “grande amigo do Brasil” e um dos pioneiros na promoção da integração regional.
“Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, foi declarado.
O comunicado destacou qualidades positivas do ex-presidente uruguaio, que pedia por uma ordem internacional mais equitativa, democrática e solidária, além de representar um legado inspirador para as próximas gerações.
Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da… pic.twitter.com/XDZJTA2BUw
— Lula (@LulaOficial) May 14, 2025
De acordo com a pasta, suas iniciativas que visavam o diálogo e a solidariedade servem como uma norte para aqueles que acreditavam na possibilidade de um futuro melhor através do desenvolvimento social e econômico.
O texto também se lembrou da visita que Lula fez no dia 5 de dezembro do ano passado, na ocasião, o Brasil conferiu o ex-presidente do Uruguai a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração concedida a estrangeiros.
Lula também declarou que Pepe tinha uma das personalidades mais extraordinárias entre os chefes de estado que já conheceu durante sua longa trajetória política, reforçando o grande vínculo de amizade que existia entre os dois políticos da América Latina.
Finalizando, o governo brasileiro desejou suas condolências e solidariedades à viúva do ex-presidente, Lúcia Topolanksy e aos seus demais familiares. No recado, é ressaltando que os seus ensinamentos e sua memória guiarão os que lutam por uma região unida.