Mãe ganha na justiça direito a remédio mais caro do mundo para seu bebê diagnosticado com AME

AME é uma doença que afeta as células nervosas da medula espinhal

Camila Mariela Cattanio, uma enfermeira de 37 anos, e seu marido, Alexandre Aparecido Martins, um funcionário público de 40 anos, tiveram muitas dificuldades depois do nascimento do filho, Bernardo.

Bernardo, que foi diagnosticado com AME (Atrofia Muscular Espinhal) Tipo 1, só obteve através do SUS, o acesso ao remédio Zolgensma, o qual custa R$ 11 milhões por pessoa, o mais caro do mundo, depois de uma decisão judicial. A criança tomou a primeira dose no dia 11 de novembro.

PUBLICIDADE

Quatro dias após, ele conseguiu esticar os braços e ergue-los. Conseguiu também firmar as pernas, o que significa que o remédio agiu de forma rápida.

A família, de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, estão confiantes de que o bebê melhorará cada vez mais.

PUBLICIDADE

Mesmo com os sentimentos ruins que vieram junto com o diagnóstico da doença, ao imaginar que Bernardo corria risco de morrer, se não recebesse atendimento, os pais da criança começaram a ver o menino crescer com saúde e sem nenhum tipo de sequela.

Em setembro, já tendo ciência de que a medicação que o garoto estava tomando anteriormente somente iria “estacionar” o quadro evolutivo da doença, Camilla e o marido decidiram entrar na Justiça, fazendo um pedido de liberação, através do SUS, do medicamento Zolgensma, considerada a melhor solução para esse problema, mas em contrapartida a mais cara do mundo. O medicamento custa R$ 11 milhões. Mas felizmente, deu tudo certo.

“Tudo foi muito rápido. Entre o processamento das questões judiciais, o pagamento do medicamento, importação, aplicação, tudo isso em dois meses. Recebemos um apoio muito grande da população, realizamos uma campanha, e arrecadamos verba suficiente para pagar as viagens e o processo. Fizemos a aplicação em Curitiba, por que ficamos sabendo de outras crianças que foram tratadas por essa especialista, e que foram curadas.

 

Via: uol.com.br

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.