Na cidade de Manaus, neste domingo dia 27 de abril, teve o maior registro de enterros feitos desde o inicio da pandemia do novo covid-19. Em apenas 24 horas, cerca de 140 pessoas foram enterradas, e ate cremadas. Esse numero registrado se refere somente a capital de acordo com a prefeitura.
Esse numero supera o ultimo recorde, que teria sido de 136 pessoas, que foi registrado no inicio da semana.
Na semana passada, a media diária de enterros feitos na cidade passaram a ser de 100 pessoas, e anteriormente à esta pandemia, a media total de enterros de toda a capital amazonense eram de 30 sepultamentos, de acordo com o Sindicato das Empresas Funerarias do Estado (Sefeam).
Este atual número registrado que a capital esta vivenciando, está apontando para o colapso do sistema funerário. Por causa desse aumento diário crescente, a cidade de Manaus teve que fazer uma parceria com um crematório local, cujo as cremações já estão sendo realizadas.
E ainda sobre as mortes, as empresas privadas também relataram que essas so possuem estoque de urnas funerárias para os próximos 10 dias, caso essa quantidade de enterros permaneça em crescimento. “Esse era o colapso do qual estávamos falando”.
No estado do Amazonas, já foram confirmados mais de 3,8 mil casos de covid-19, e o numero total de óbitos já ultrapassam a marca de 300 pessoas.
De acordo com o relato da prefeitura de Manaus, as mortes são decorrentes de casos em geral, incluindo os pacientes que se infectaram com covid-19, pessoas que morreram em decorrer da síndrome respiratória, entre outras causas.
Há casos de morte em que o laudo medico foram por causas indeterminadas ou desconhecida, tem pessoas que não tem detalhes sobre a causa da morte e assim vai. A falta de diagnostico, ou de necropsia dificultam a determinar as causas aparentes.
Via: g1.globo.com