Uma massa de ar frio está prestes a chegar no Brasil e também pode afetar outros 7 países localizados na América do Sul, e também pode ter efeitos até no hemisfério norte, onde será verão. Essa previsão foi dada pela MetSul, o instituto de meteorologia localizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Os estudiosos do instituto acreditam que essa frente fria pode ser para neve.
Essa frente fria pode atingir o Centro Oeste, Sul, Sudeste, Norte, além dos países Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, Venezuela e também a Colômbia.
“O grande potencial deste evento bem frio, não será só pelas frentes frias, mas sim pela neve que poderá vir com ele”, afirma o instituto.
Mesmo que as cidades do Sul já estejam acostumadas com o frio intenso todo o ano, está massa de ar frio pode ser mais severa do que o comum. Esse fenômeno poderá se estender pela segunda metade do mês de agosto e essa possível neve poderá alcançar lugares onde nunca aconteceu isso ou não foi vista durante várias décadas.
Como esse fato é mais comum em uma área que possui menor pressão atmosférica, o ar está avançando pelo Oeste e ao Norte do sistema. Por esse motivo, irá esfriar muito com uma mínima muito baixa com geadas ao Norte da Argentina, e também no Paraguai”, afirma os meteorologistas.
Essa queda de temperatura será sentida primeiramente no Rio Grande do Sul, na quinta- feira e sexta, será sentidas nas outras regiões do país. Com a massa de ar frio vira com ela também um vento bem forte que poderá piorar a sensação térmica.
Via: extra.globo.com