Infelizmente uma triste notícia deixou a cidade do Rio de Janeiro em luto, pois morreu na última quarta-feira (25) uma agente comunitária de saúde identificada como Tatiana Maria Ferreira da Silva Pinto que estava com suspeita de estar infectada pelo coronavirus.
Tatiana de 39 anos estava internada no hospital Getúlio Vargas no Rio de Janeiro ela fazia parte da equipe Três Reais da clínica de Saúde da Família Felippe Cardoso e estava afastada do trabalho há uma semana porque os médicos suspeitavam que ela estava com tuberculose pulmonar.
A internação de Tatiana foi de emergência logo depois que ela apresentou um quadro de dispneia intensa que é um dos sintomas do Covid-2019. No entanto por causa da política da contenção dos testes ainda não foi confirmado se a morte de Tatiana foi provocada pelo coronavirus.
Depois da morte da agente de saúde foi levantado a questão sobre a importância do uso de EPIs pelos agentes de saúde. De acordo com informações, muitos colegas estão sendo coagidos a trabalharem sem os equipamentos necessários para sua proteção e isso é algo extremamente perigoso diante do risco iminente não somente para a categoria, mas para todo cidadão do mundo inteiro.
Em um vídeo que está sendo compartilhado um dos colegas fala sobre os perigos do Covid-19 e orienta aos outros colegas que não trabalhem sem as condições necessárias para sua proteção.
Um amigo de Tatiane fez uma homenagem a agente de saúde desejando que Deus conforte o coração dos familiares e dos amigos, pois nenhuma palavra bonita pode expressar o tamanho da perda que todos tiveram, mas o tempo ensina a todos a continuar a vida e Deus dá forças a cada um nesse momento de dor que estão enfrentando.
A pandemia já fez milhares de vítimas pelo mundo todo e tem assustado toda a população mundial.