Neste último domingo, dia 30 de março, ocorreu um grave acidente entre um carro e um caminhão na BR-373, na região de Chopinzinho, no Paraná. Infelizmente, a tragédia tirou a vida de cinco jovens que eram da comunidade indígena Tekoa Palmeirinha.
As vítimas foram identificadas pelos nomes de: Diegson Renan Pires de Lima, 19 anos, Elielpoty Karai Tataendy, 22 anos, Elison Jeguaka Mirim, 22 anos, Jonas Karai Mire Pires de Lima, 14 anos e Jaqueline Jerá Laurindo, 19 anos.
Dentro do veículo, ainda estava uma criança de aproximadamente dois anos de idade, que estava no colo de uma das ocupantes no banco de trás. Apesar da violência da colisão, ela conseguiu sobreviver milagrosamente, sofrendo apenas ferimentos leves. Mais tarde, sua mãe, uma das vítimas fatais, foi identificada pelo nome de Jaqueline.
Em nota, a Comissão Guarani Yvyrupa expressou profundo pesar: “A notícia abalou todo o povo Guarani, pois quando uma vida jovem se perde perdemos parte do futuro de nosso povo. Expressamos as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e a todo povo Guarani, pela perda e dor irreparáveis, desejamos que todos possam encontrar conforto nesse momento difícil”, declararam.
De acordo com o relato do caminhoneiro envolvido, o carro teria invadido a pista contrária em uma curva, o que resultou na colisão frontal. O condutor do caminhão, contou que tentou desviar, mas que não obteve sucesso. Ele não teve ferimentos na colisão.
No momento, as autoridades seguem trabalhando no local para esclarecer quais foram as causas exatas do acidente. O trecho da rodovia ficou parcialmente interditado durante o período da manhã e o começo da tarde de domingo para que fosse realizado a remoção dos veículos e a limpeza da pista.
O trágico episódio deixou a comunidade indígena de luto, e que agora, está se despedindo de seus jovens. No momento, as investigações buscam determinar responsabilidades e possíveis falhas que possam contribuir para a fatalidade.