Uma mulher foi detida depois de ter cometido crime de injúria racial contra uma empresária, numa agência bancária no Barra Shopping, que fica localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, nesta última quarta-feira, dia 5.
Fabiana Cunha, de 41 anos de idade, se encontrava em uma agência do Bradesco no momento em que foi vítima de ofensas feitas por uma mulher, de 53 anos de idade, que a chamou de “macaca”.
Outras duas mulheres negras, uma delas se tratava da irmã de Fabiana, que estava junto com ela, também sofreram as agressões verbais.
Fabiana disse que a suspeita saiu “meio exaltada” de dentro da agência e furou a fila dos caixas eletrônicos. Nesse momento, ela teria disferido comentários racistas em relação a Fabiana e a irmã dela, as quais faziam uso do caixa ao lado do que a suspeita usava.
“Eu e a minha irmã seríamos as próximas e havia duas senhoras negras na nossa frente. Quando minha irmã finalmente chegou ao caixa, a suspeita já foi ofendendo ela dizendo palavras, como: ‘Os negros não prestam’. E ainda falou que daria uma surra na minha irmã”, falou Fabiana em entrevista.
Fabiana diante de toda essa situação, decidiu acionar o segurança do shopping, o qual estava na entrada da agência bancária. Antes da mulher ser levada para a delegacia em questão, ela ainda fez mais ofensas racistas a outras duas pessoas que estavam no local.
De acordo com informações dadas pela 16ª DP (Barra da Tijuca), a mulher foi encaminhada para a delegacia por policiais, onde foi autuada pelo crime de injúria por preconceito, em flagrante.
A suspeita teve de se fazer presente em uma audiência de custódia nesta quinta (6), e foi recomendado por parte da delegacia que a mulher ficasse em liberdade provisória com medidas cautelares, “por característica de crime onde não houve violência física”.
Via: istoe.com.br