Um vídeo que mostra o momento exato em que alguns jovens são expulsos de dentro de um vagão exclusivo no metrô do Distrito Federal está dando o que falar nas redes sociais e em pouco tempo se tornou viral. Tudo aconteceu na noite desta última quarta-feira, dia 29 de maio.
O vídeo retrata a estação Galeria e ocorre logo depois do show de graça realizado pela famosa cantora brasileira Marília Mendonça, na Torre de TV. O vagão é exclusivo para mulheres e para pessoas com deficiência e todos os homens foram expulsos.
Uma das mulheres que aparece no vídeo tirando os rapazes de dentro do vagão é uma policial militar que estava de folga.
A soldado Cely Faria, de 34 anos de idade falou com o G1 sobre o ocorrido e informou que não se identificou como militar, agiu apenas como uma mulher normal.
Cely deixou claro que agiu como uma cidadã brasileira e o fato de ser policial só lhe forneceu o suporte necessário para enfrentar os homens e não ter medo, apesar de ter feito tudo sozinha. Porém, lembrou que estava rodeada de centenas de outras mulheres.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) lançou uma nota oficial para esclarecer tudo que aconteceu e explicou que o vagão passou a ser exclusivo para pessoas deficientes e mulheres no ano de 2013, também ressaltou que não existe nenhuma punição prevista para quem não obedecer tais regras.
O Metrô do Distrito Federal também disse que quando existe um flagrante, os homens são convidados a se retirarem de dentro do vagão e se não atenderem ao pedido, são retirados do trem e podem até mesmo serem levados para a Delegacia de Polícia mais próxima para responderem ao crime de desobediência.
No começo do vídeo um homem é empurrado do vagão e demonstra muita resistência empurrando a policial, porém, percebe que está em uma clara desvantagem e aceita ser expulso. Logo em seguida a câmera foca no restante dos rapazes dentro do vagão e todos estão rindo da situação.
Muitas mulheres começam a gritar por respeito e rapidamente Cely termina seu trabalho, retirando todos de dentro do carro exclusivo.