Na Índia, trem de alta velocidade é inaugurado e atropela vaca em primeira viagem

O Vande Bharat Express voltava para Nova Deli depois de viajar até Varanasi, cidade sagrada do Hinduísmo, quando aconteceu o acidente que deixou 4 vagões sem luz, além de danos no sistema de frenagem.

O que deveria ser uma grande festa e conquista urbana acabou se tornando um grande pesadelo para os moradores de Nova Déli, Capital da Índia. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, participava da inauguração do trem mais rápido do país quando um acidente interrompeu a cerimônia. A viagem devia servir para demostrar a capacidade do Vande Bharat Express, que pode chegar a 180 km/h, mas acabou gerando gastos extras para o governo.

O Vande Bharat Express voltava para Nova Deli depois de viajar até Varanasi, cidade sagrada do Hinduísmo, quando aconteceu o acidente que deixou 4 vagões sem luz, além de danos no sistema de frenagem. Não foram divulgadas informações sobre possíveis feridos. Por mais inusitado que pareça, esse tipo de acidente envolvendo vacas são bastante comuns em estradas e ferrovias indianas, especialmente no estado em que esse acidente aconteceu, Uttar Pradesh.

PUBLICIDADE

Diariamente, cerca de 23 milhões de indianos usam os trens do país. Por lá, o sistema de trens é muito importante para que as cidades funcionem. Para os usuários, a tecnologia do Vande Bharat Express significa uma economia de cerca de 3 horas em média. Durante a primeira etapa de sua viagem, antes do acidente, o trem partiu de Nova Déli para Varanasi em apenas oito horas um avanço em comparação com as 12 ou 13 horas que o Expresso de Shatabdi, modelo anterior, leva para percorrer a mesma distância. No percurso inaugural, sua velocidade foi limitada a 130 km/h em vista da condição das pistas, apesar de ter ultrapassado os 180 km/h em testes. Quando estiver em condições de funcionamento, o Vande Bharat anteriormente chamado de Train 18 funcionará cinco dias por semana.

PUBLICIDADE

O ministro das Ferrovias, Piyush Goyal, disse na sexta-feira que ficou “encorajado pelo feedback positivo” recebido pelo Vande Bharat Express e decidiu fazer uma encomenda de mais cem trens do tipo. Fabricado pela Integral Coach Factory em Chennai, o Vande Bharat Express tem todas as liberações de segurança, além de contar com uma tecnologia moderna, e cobriu uma distância de 7.000 km em seus três testes.

Escrito por Carla Lopes Silva

Colunista em sites de notícias e curiosidades. Adoro escrever sobre todo tipo de assunto. Curiosa por natureza, e amante da internet. Contato: [email protected]