A temperatura normal do corpo é de 36,8ºC. Uma das reacções â doença, seja o coronavírus seja outra estirpe ou foco infeccioso, é a elevação da temperatura que o acompanha.
Sirva-se de termómetro de tira ou de disco para medir a temperatura de um bebe, porque são mais seguros que os de mercúrio (apesar de menos precisos). Os termómetros digitais de mercúrio a pilhas são os mais fáceis de ler.
A maneira mais conveniente de ver a temperatura é na boca, colocando-se o termómetro por baixo da língua do doente. Mas também se pode coloca-lo na axila.
Para ter a certeza de que p termómetro de mercúrio vai fazer uma leitura correta, sacuda-o primeiro até que o mercúrio desça para dentro do bolbo. Não siga o método da língua para uma criança pequena (digamos com menos de sete anos) ou para uma pessoa idosa , porque podem ,facilmente sem querer, a extremidade do termómetro.
Quando o registo do termómetro é igual ou superior a 38,5ºC é sinal de febre. Se for muito superior a isso faça uma ingestão de paracetamol ou aspirina, para a temperatura não subir muito mais até chegar ao médico. Nunca é demais lembrar que se estiver grávida não deve tomar absolutamente nada sem o médico indicar.
Faça ingestão de líquidos em quantidade, ajuda a baixar a temperatura porque permite a substituição de fluidos perdidos com a transpiração, que é a forma natural de o corpo perder o calor causado pela febre.
Limpe a testa com uma esponja humedecida com água morna (nunca o faça com água fria, porque contrai os vasos sanguíneos, a água morna ajuda-os a dilatar e a perderem o calor).
Se a temperatura for muito alta, dispa-se de todas as roupas e cubra-se com um lençol (de preferência de algodão porque é refrescante e absorvente).
Via: greenme.com.br