No Tajiquistão, comemorar aniversários em público é crime e quem desafia acaba condenado

Em 2015, um homem foi multado depois de postar uma foto no instagram onde aparecia num café comemorando seu aniversário. O detalhe? Ele estava sozinho.

Em qualquer lugar do mundo, aniversários são motivos pra festa… ou não. Pode parecer estranho, mas você consegue imaginar ser proibido de comemorar seu aniversário em público?

Isso significa, por exemplo, não poder convidar amigos para comer uma pizza. Ou seja, mesmo para quem não gosta de dar festanças, imaginar um mundo sem comemorar o aniversário nem um pouquinho é muito estranho.

PUBLICIDADE

Mas esse mundo existe e fica no Tajiquistão. Talvez você não conheça esse país, então vamos dar uma rápida contextualizada.

O Tajiquistão fica na Ásia Central e faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com o Usbequistão ao oeste, Quirguistão ao norte, e a República Popular da China ao leste. Pertinho do Tajiquistão, você também pode ver o Paquistão. Observe a imagem abaixo:

PUBLICIDADE

Mas o que esse país tem de tão diferente? Bom, por lá, quem for pego comemorando aniversário em público pode ser condenado a pagar multa.
Os valores podem chegar até R$2 mil! Foi o que aconteceu com a cantora mais famosa do país, Firuza Khafizova, conhecida como Rainha do Tajiquistão. A cantora pop estava comemorando seus 35 anos e cometeu o erro de divulgar a festa no instagram.

Firuza convidou alguns amigos para sua casa onde realizaria uma festa, mas cometeu grave erro de postar fotos no instagram. Resultado? Foi condenada a pagar 5 mil somonis, o que da mais ou menos 2 mil reais.

A lei, constada no Artigo 8 do Regulamento de Tradições e Costumes da República do Tajiquistão, prevê que comemorações de aniversário devem ser restritas a um público familiar e particular, em ambiente privado.

Bizarro né? Mas vai além, o governo do país pode interferir diretamente na sua festa. Por exemplo, se o menu do buffet de um casamento não agradar, o Estado pode ordenar que os organizadores providenciem a troca.

A lei começou a vigorar em 2007, mas desde 2013 ficou mais intensa e pode interferir não só em aniversários, mas casamentos, batismos e até funerais.

Em 2015, um homem foi multado depois de postar uma foto no instagram onde aparecia num café comemorando seu aniversário. O detalhe? Ele estava sozinho.

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]