Novos casos de peste bubônica surgem na China deixando o resto do mundo em alerta, com tantas doenças será o fim dos tempos?

De acordo com os especialistas, a peste bubônica pode matar entre 30 e 60% dos infectados.

No último domingo dia 5, as autoridades da China intensificaram a fiscalização sanitária depois que um homem da Mongólia foi diagnosticado com a peste bubônica.

Segundo as autoridades, o pastor de ovelhas está com o quadro de saúde estável, está internado em um hospital da região e medidas de prevenção estarão em vigor por todo o ano, de acordo com o governo, as autoridades de saúde emitiram um alerta nível 3, em uma escala de quatro, advertindo a todos sobre o risco da peste.

PUBLICIDADE

Na região o hospedeiro mais comum é a marmota, segundo as autoridades de saúde, a doença é causada por uma bactéria encontrada em mamíferos de pequeno porte e possui uma taxa de mortalidade alta.

De acordo com os especialistas, a peste bubônica pode matar entre 30 e 60% dos infectados, não é a primeira vez que a região é afetada pela doença, em 2019 algumas pessoas foram infectadas pela bactéria.

PUBLICIDADE

Segundo o centro de prevenção de controle, essa peste é encontrada em baixa quantidade no resto do mundo, geralmente é encontrada em áreas rurais, os Estados Unidos apresentou 10 casos dessa bactéria.

A peste bubônica é uma doença causada por um micro-organismo, é transmitido por pulgas que atingem animais de pequeno porte, se o ser humano tiver contato com o animal infectado então passa a bactéria para ele.

Os sintomas da peste bubônica são, calafrios, fraqueza, febre, dificuldade para respirar e aparecem nódulos no corpo, o diagnóstico médico procura-se no paciente se ele foi picado por uma pulga, então se realiza exames de sangue.

O tratamento é realizado com antibióticos, mas de acordo com a gravidade do caso pode mudar, a peste bubônica é rara, ocorre geralmente em zonas rurais e o contato com os animais infectados. O mundo inteiro ainda sofre os efeitos causados pela Covid-19.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.