O abuso de bebida alcoólica pode enfraquecer o sistema imunológico e deixar o corpo exposto a doenças

Manter-se saudável e adotar hábitos que fortalecem a imunidade são recomendações dos profissionais de saúde desde o início da pandemia do novo coronavírus - sendo medidas importantes para que o organismo esteja melhor preparado, caso entre em contato com o vírus.

Segundo alguns estudos, o consumo excessivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico.

O excesso de bebida alcoólica reduz o número de linfócitos t e linfócitos B, que tem relação com o fortalecimento na defesa do organismo que combate bactérias e vírus.

PUBLICIDADE

As alteração na imunidade, causam infecções e doenças virais como no caso a covid-19, outros estudos alertam ainda sobre a bebida alcoólica afetar a defesa pulmonar causando alteração nas células enfraquecendo o sistema respiratório.

Pode facilitar outros problemas como a tuberculose e a pneumonia, as pessoas que abusam do álcool são mais propensas a contrair doenças como a covid-19, a tuberculose e a pneumonia.

PUBLICIDADE

Algumas pessoas não bebem diariamente, mas mesmo aquelas que tiram um único dia para beber em exagero causam diminuição na capacidade do corpo em combater as doenças.

Segundo informações, durante a quarentena o consumo de álcool aumentou em quase 20%, esse aumento foi registrado em pessoas que tem idade entre 30 e 40 anos.

O uso excessivo do álcool vem por causa de tristeza, ansiedade, estresse ou problemas financeiros, mas o consumo elevado de bebida alcoólica ameaça à saúde.

Por isso serve de alerta para as pessoas que gostam de beber em excesso, segundo especialistas, a dose padrão é de 14 gramas de álcool.

Corresponde a 350 ml de cerveja, ou 150 ml de vinho, ou 45 ml de destilado como vodca, Cachaça, ou whisky. Ultrapassar essa meta é coloca em risco o sistema imunológico, essas doses são em relação a um mês.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.