O médium ficou conhecido no Brasil como João de Deus e em países de todo o mundo como John of God, por seu trabalhos de espírita em Abadiânia, no estado de Goiás. Ele começou a fazer seu trabalho quando tinha apenas nove anos de idade e foi aos 16 anos que teve seu primeiro trabalho de médium e de cura, ele tem onze filhos com mulheres diferentes.
Mas depois de denúncias que foram realizadas no programa ‘Conversa com Bial’, da TV Globo, várias mulheres acusaram o médium de abuso sexual, após o ocorrido várias outras denúncias foram aparecendo e ele acabou sendo preso.
Na época, a história se tornou polêmica e o nome do médium ficou ainda mais comentado na mídia, porém de forma negativa, foram dezenas de mulheres que confirmaram terem sido vítimas de abuso sexual. Ele negou o fato por diversas vezes, mas no final das investigações ele foi preso e acusado por seus crimes.
Já faz dois anos que João de Deus está preso em uma penitenciária de Goiás, mas a saúde do médium anda muito debilitada, desde que foi preso ele precisou de atendimento médico diversas vezes e já emagreceu muito, imagens de João de Deus mostra que sua saúde está em péssimas condições e por causa disso já precisou ficar internado algumas vezes também.
João de Deus teve seu trabalho reconhecido durante muitos anos, suas atividades sensitivas foram consultadas por muitas pessoas do Brasil e de outros países, e hoje outras pessoas fazem previsões sobre seu futuro, segundo o vidente Rodrigo Tudor, a vida de João de Deus está por um fio, pois há uma “massa cinzenta” perseguindo o médium e ele poderá falecer a qualquer momento.