O que é Lúpus, seus sintomas, consequências e como é feito o tratamento

A doença que foi recentemente foi revelada por Selena Gomez e Lady Gaga, ainda causa dúvidas e é desconhecida para muitos.

A Lúpus é uma doença causada por um distúrbio crônico do sistema imunológico, onde acaba-se por produzir anticorpos em excesso e sem nenhum motivo aparente no momento. O excesso de anticorpos faz com que passem a atacar o próprio organismo e não alguma doença que esteja nele.

PUBLICIDADE

Os Sintomas: A lúpus se manifesta em várias formas: Dores nas articulações, febre, queda de cabelo, feridas na boca, dor de cabeça, dor ao respirar; manchas avermelhadas principalmente do rosto, pescoço, peito e cotovelos; inchaços e vermelhidão ao redor das unhas e em casos mais graves convulsões.

Fatores de risco:  pessoas que tem maior propensão em desenvolver a doença são as pessoas que: Tem alta exposição aos raios ultravioletas, que utilizam contraceptivos vias orais por longos períodos e pessoas que possuem histórico da doença na família ou histórico de doenças no sistema imunológico.

PUBLICIDADE

Prevenção: Não há formas conhecidas ainda de se evitar a doença, mas quanto antes for detectada a doença melhor para a eficácia do tratamento tendo como resultado evitar possíveis complicações e casos mais graves da doença. A lúpus não tem cura e uma vez diagnosticada é feito tratamento para controlar a doença.

O Diagnóstico: O diagnóstico consiste em observar os sintomas da doença, o que pode dificultar esse diagnóstico é que os sintomas são comuns e são os mesmos de outras doenças. Em conjunto com os sintomas pode-se utilizar exames de sangue para detecção de alterações nos anticorpos.O Tratamento: O tratamento é feito geralmente com o uso de anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores; dependendo de cada caso será determinado o tipo de tratamento indicado. Em casos mais avançados da doença, podem ser indicados anticorpos monoclonais que tem como ação bloquear substâncias que possam induzir a ação da doença.

A lúpus é uma doença inflamatória autoimune, podendo afetar vários órgãos e tecidos do corpo tais como: cérebro, pele, ris e articulações, em casos mais graves e sem o tratamento adequado pode levar o paciente a morte. Sendo imprescindível o diagnóstico assim que apresentados os primeiros sintomas.

Existem Tipos diferentes de Lúpus:

Lúpus Discoide: essa variação de lúpus fica limitada a pele da pessoa, e pode ser identificada pelas manchas e vermelhidão que surgem na pele. Geralmente em locais como rosto, pescoço, nuca e couro cabeludo, as lesões com diversos tamanhos e colorações distintas da pele. Esse tipo de lúpus se não tratado pode evoluir para a Sistêmica. 

Lúpus Sistêmico: é o tipo da doença mais comum e sua variação pode ser de leve a grave dependendo da situação, a diferença desse tipo de lúpus é que o organismo todo é atacado pela doença, a inflamação ataca e compromete vários órgãos do corpo e sistemas.

Lúpus Induzido: geralmente é desencadeada pelo uso de drogas, acontecendo geralmente com mais frequência em usuários de drogas ou por pessoas que utilizam medicamentos controlados. Nesses casos em específico o que pode causar a doença são substâncias que são encontradas nelas, e assim causam inflamações.Lúpus neonatal: esse é o tipo mais raro da doença, uma vez que afeta os filhos recém nascidos das portadoras da doença. A criança que tema lúpus neonatal desenvolve após o nascimento erupções na pele, problemas no fígado e ou baixa contagem de células sanguíneas. Esses sintomas tendem a desaparecer com o passar dos meses.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]