O retorno às aulas após a pandemia está carecendo de recursos do Fundeb

Por conta da pandemia de covid-19 no país, as escolas foram fechadas e desde então o ensino tem sido realizado de forma remota, porém o atendimento virtual não atende a todos os estudantes, motivo esse que faz com que seja de grande necessidade para o bem estar da educação dos estudantes brasileiros que a abertura das escolas ocorra logo.

No entanto, o retorno às aulas depende muito dos recursos do Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), sendo ele a fonte principal de recurso para a educação no país.

PUBLICIDADE

Para que o Fundeb fosse aprovado, a briga entre governo federal e o Congresso Nacional foi grande, mas nesta terça-feira, 21 de julho, a aprovação do Fundeb foi alcançada, que será parcelada de forma gradual de 10% para 23%.

A preocupação de a medida não fosse aprovada, mesmo em meio a pandemia, era muito grande, visto que essa verba é de grande importância para manter a higiene básica dos alunos no retorno às aulas.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente do Instituto Casagrande, o especialista Renato Casagrande, o Fundeb é um mecanismo de suma importância e necessidade para que o retorno às aulas aconteça, visto que os gastos tender a aumentar por conta da pandemia, o que pode dificultar a volta às aulas, pois os recursos para manter pelo menos o mínimo que é álcool em gel para as escolas públicas pode gerar muito gasto e não haver recursos para isso.

Ademais, o presidente da Instituição também salientou que se houver qualquer mudança que seja oposta em aumentar a contribuição do Fundeb poderá causar uma grande crise na educação pública brasileira.

Além o maior medo da Secretaria de Educação é que as escolas não possuem condições de manter nem as exigências mínimas recomendas pelas autoridades para que as crianças possam retornar para as escolas.

 

Escrito por Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.