Os medicamentos são para muitos um grande alívio dos sinais e sintomas de uma enfermidade, mas o que muitas pessoas nem sequer pensam é que todo medicamentos possui efeitos colaterais que pioram quando usados a longo prazo. Nesse artigo você vai conhecer uma lista de medicamentos que podem causar perda da memória e doenças degenerativas quando usados por muitos anos.
Durante anos, os médicos não associavam a perda da capacidade de armazenar informações com o chegar da idade. Com o avanço da tecnologia principalmente dentro da medicina, se tornou claro para os especialistas que com o passar dos anos, uma pessoa idosa se torna mais suscetível à perda da memória.
O cérebro é capaz de se regenerar criando novos neurônios ao longo da vida, mas alguns fatores podem acabar gerando problemas e um exemplo disso é a amnésia.
O uso exagerado de drogas, álcool e cigarros, problemas de saúde estão diretamente associados a problemas de perda de memória.
Alguns medicamentos podem causar efeitos secundários provocando, se usados em longo prazo problemas sérios de memória. Essa lista mostra alguns desses medicamentos.
BenzoadiazepinasEsses medicamentos são comumente usados para tratar transtornos de ansiedade, delírios, agitação e espasmos musculares. Eles podem prevenir convulsões e possuem efeito sedativo.
Exemplos: Diazepam, Xanax, Lorazepam.
Estatinas: Esses medicamentos são usados no controle do colesterol. Eles além de baixar o colesterol no sangue, podem reduzir também o colesterol no cérebro, isso pode ser perigoso causando amnésia.
Exemplos: Pravastatina, Lescol, Mevacor.
Anticonvulsivos: Por causa de seus efeitos diretos no cérebro, esses medicamentos podem causar sérios efeitos colaterais.
Exemplos: Anafranil, Pamelos, Elavil.
Analgésicos narcóticos: Esses remédios são voltados para tratar de enfermidades crônicas, ou doenças prolongadas.
Exemplos: Durogesic, Astramorph, Oxyconti.
Anti-histamínicos: Esses aqui são usados para tratar as famosas reações alérgicas.
Exemplos: Clistin, Tavist, Dimetane.
Soníferos: São medicamentos sedativos e hipnóticos.
Exemplos: Lunesta, Sonata e Ambien.
Se por acaso você identificou nessa lista algum medicamento que você faz uso, não pare de tomar o medicamento, procure o seu médico e veja com ele o que pode ser feito, ele é a pessoa mais adequada para discutir com você, sobre os efeitos secundários e os possíveis problemas a longo prazo, pode ser perigoso para a sua saúde interromper o tratamento sem informar o seu médico.