Onicofagia, compulsão em roer unhas pode ser sinal de alerta.

Você sabe o que é onicofagia?

Onicofagia é o vício de roer as unhas.

PUBLICIDADE

Roer as unhas para muitoa pode parecer normal, mas o que muitos desconhecem, são os danos que esse vício pode causar à saúde,ainda mais se isso for um hábito compulsivo.

O nome científico desse vício é Onicofagia, que atinge homens e mulheres de todas as idades, pode também ser mais comum em crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE

Para a psicóloga Marina Genova, isso não é considerado um distúrbio, propriamente dito, mas pode ser um sinal de que algo não está bem.

“Na psicologia é dito como um fenômeno subjetivo, que podem ser pensamentos, comportamentos, um sinal de que alguma coisa possa estar causando muito sofrimento, ansiedade e angústia”, explica.

A psicóloga também explica que há alguns estudos que abordam a onicofagia. “Estes dizem que esse hábito pode estar intimamente relacionada à compulsões, ou seja, comportamentos adotados no alívio da ansiedade. Também pode associar-se a depressão”, afirma a doutora.

Um outro motivo que geralmente leva as pessoas a roerem as unhas é o famoso nervosismo. Algumas pessoas afirmam que quando ficam nervosos com alguma coisa, é quando mais roem as unhas.
Não podemos deixar de ressaltar, que o ato de levar a unha na boca pode causar desgaste da própria unha, deformando elas, também pode ocasionar cáries e em casos mais graves até uma infecção.

Para alguns especialistas, os problemas de roer as unhas, vão muito além da estética, esse vício poderá tambem eliminar a barreira de proteção da unha, ficando assim desprotegida e mais propícia para entrada de alguns fungos e bactérias, podendo ocasionar algumas infecções secundárias.

A psicóloga explica que as pessoas que têm esse vício de roer as unhas,devem procurar por um acompanhamento psicológico.

“Psicoterapeuta e paciente, poderão trabalhar e descobrir o que está por trás da ansiedade que eventualmente está desencadeando aquele sintoma, além de observar outros conteúdos que fazem o paciente ser quem é”, afirma.

A causa do onicofagia ainda não se sabe,porém, pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aquelas que não têm a onicofagia. Geralmente a onicofagia é causada por estresse, ansiedade, ou até mesmo por uma mania.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]