Nesta quarta-feira(25), uma paróquia de Quintana (SP), teve a ideia de aproximar os padres dos fiéis durante a cerimônia da missa, uma vez que devido à pandemia, passaram a ser realizadas à distância.
A ideia foi muito emocionante tanto para o padre, como para quem frequenta a igreja, através de fotos imprimidas em papel, de fiéis que frequentam a igreja, foram espalhados pelos bancos tornando assim se presente virtualmente durante a missa. A mesma passou a ser transmitida via internet, e o momento foi emocionante para ambos, padres e fieis.
Allyson Cabrini, é o organizador , conta como surgiu a ideia. Na Itália, foi feito isso como forma de fazer uma homenagem a todos os padres, e como achei a ideia excelente resolvi também organizar aqui para unir padre e fiéis.
“Quando o padre regressou, foi uma grande emoção. A ideia, era fazer uma homenagem tudo isso porque o sacerdote nasceu para servir o povo, e sem o povo fica um pedaço em falta”, conta.
Ainda assim para o pároco Edson de Oliveira, ele diz que aquela surpresa foi um gesto muito precioso. E que através dele todos os fiéis puderam se sentirem como estivessem ali presentes na oração e mostrou inclusive que a comunidade pode estar presente e manter a sua fé mesmo por medidas secundárias.
“A gente fica emocionado, porque isso é um ato que mexe com a nossa emoção e sensibilidade. Mas além disso mostra uma ternura da comunidade e com o padre, é uma relação muito linda”, diz o padre emocionado.
As fotos foram enviadas através de um WhatsApp, que enviou para a igreja disponibilizado na página da rede social Facebook. O coordenador conta, que os fiéis adoraram a ideia, e que em menos de 24 horas, a igreja recebeu mais de 200 fotos.
“O que me deixa ainda mais feliz, e de ver que alguns dos lugares ainda não têm foto, mas tenho a certeza que irá faltar bancos para colocarmos as fotos todas. Mas isto não é considerado uma corrente sombria, mas sim se torna união de fé que nos unem, e todo mundo pode tornar esta ideia e fazer parte deste projeto”, afirma o padre.
Via: g1.globo.com