Segundo uma pesquisa que foi divulgada nesta última quarta-feira (15) um grande numero de canadenses não aprovou que o governo local passe a pagar as despesas dos duques de Sussex, Harry e Meghan, caso o casal decida que irá viver no país, agora que eles renunciaram aos seus cargos como membros da Família Real Britânica.
A pesquisa em questão foi feita pela empresa Angus Reid, e mostrou que cerca de 73% da população do pais não se mostrou favorável ao governo de tornar responsável pelos custos de moradia do príncipe no país, juntamente com suas esposa. A pesquisa buscou esclarecer se o fato de que o casal será custeado pelo governo do local será bem aceito pelo povo. Além do mais, o governo também teria que arcar com os custos de segurança privada para os dois morarem no país.
Entre os entrevistados para a pesquisa, só cerca de 3% se mostrou favorável a ideia de que o o governo poderia arcar com os custos de vida do casal no país. Os outros 19% dos entrevistados demonstraram que não davam muito importância para o fato de que o governo resolvesse pagar pelas despesas que Meghan e Harry iriam gerar ao decidir se mudar de fato para o país agora que deixaram seus cargos.
Isso tudo por que a rainha Elizabeth II é oficialmente a rainha do Canadá, que faz parte de uma monarquia parlamentarista. Isso significa eu o chefe de Estado, que é batizado como sendo o governador geral, age como se fosse uma representação da monarquia britânica no local. Isso por que ele ocupa o posto determinado, mas deve ser indicado pelo primeiro-ministro do país para fazer parte do posto em questão.
Na última semana o casal de duques de Sussex deixaram a Família Real Britânica desestabilizada com a divulgação do comunicado em que afirmavam que deixariam suas reponsabilidades e cargos como membros da família real. A situação tomou conta dos tabloides, e gerou muitos comentários a respeito, e agora mais essa polêmica a respeito do casal que pretende se mudar do Reino Unido, e uma das opções é o Canadá. Agora com a decisão tomada por Harry e Meghan, eles deixam de ser membros seniores da monarquia, e de dividir o seu tempo entre o Reino Unido e o Canadá.
O anúncio feito pelo casal aconteceu depois que eles retornaram para Londres, depois de terem passado seis semanas de férias no Canadá. Antes de se casar com o príncipe, Meghan já havia vivido no país, na época em que ela estava participando das gravações do seriado americano “Suits” que aconteceram em Toronto. Por mais que o casal tenha alguma proximidade com o Canadá, como foi indicado devido o fato e que a avó do príncipe é rainha do Canadá, a pesquisa feita pelo Angus Reid entrevistou 1.154 pessoas, destacou que 66% dos cidadãos do país consideram que a Casa de Windsor, que é liderada pela Rainha, atualmente perdeu a sua relevância.
Outros 45% dos ouvidos pela empresa responsável pela pesquisa declararam que acreditam que o Canadá agora precisa deixar de ser uma monarquia constitucional em um futuro próximo. Por mais que pareça estranho com o resultado da pesquisa, Harry é o membro da família real que é mais popular para os cidadãos do Canadá atualmente.