O coronavírus veio para causar medo e pânico na população do mundo inteiro, mudando hábitos e rotina de diversas pessoas no mundo todo que estão sendo obrigadas a viverem isoladas e com medo da potencialidade mortal do novo vírus que ainda é uma grande ameaça.
A doença já fez milhares de vítimas no mundo todo e os cientistas trabalham incansavelmente para conseguir descobrir uma vacina ou até mesmo a cura. Enquanto isso a população segue se protegendo e os grupos de riscos devem ter mais cuidado ainda.
De acordo com a infectologista Sylvia Lemos, as pessoas que possuem diabetes possuem fator muito arriscado para a covid-19. A infectologista disse que algumas pessoas podem estar no grupo de risco, mas não vão desenvolverem um quadro grave e que existem até pessoas que não possuem nenhum fator de risco e estão em situações críticas por causa do coronavirus.
Já a infectologista Glória Brunetti afirma que todas as pessoas possuem as mesmas chances de se infectarem com a doença, no entanto os grupos de riscos podem desenvolver casos de quadros graves levando a morte.
Ela explicou que as pessoas que possuem diabetes têm uma menor chance de sair dessa situação se forem infectadas por que a diabetes é uma doença inflamatória crônica e pode levar a lesões nos órgãos incluindo o pulmão sobrecarregando o organismo que para vencer o ataque do vírus precisaria está com toda a sua força.
Outras doenças também podem gerar problemas como a hipertensão, os problemas pulmonares e cardiovasculares e que a prevenção é a melhor saída diante da mortalidade do vírus.
Pessoas que possuem diabetes ou fazem parte do grupo de risco precisam redobrar a atenção, evitar aglomerações evitar sair de casa, usar a máscara, lavar as mãos constantemente e usar álcool em gel quando precisar sair, mas melhor orientação é que essas pessoas fiquem em casa e sejam afastadas de suas funções trabalhistas o quanto antes para evitar a infecção.
Via: noticias.r7.com