Por telefone, bombeiros ajudam avós a salvarem bebê recém-nascido engasgado

Dois cabos do Corpo de Bombeiro, Alderi e Araújo costa, ajudaram os avós no salvamento da bebê Isadora Emanoela em Picos, Município no Sul do Piauí.

Com 13 dias após o nascimento da bebê Isadora Manoela, ela acabou engasgando, e devido a falta de ar acabou ficando com a pele roxa por falta da respiração.

Por telefone os cabos Alderi e Araújo Costa, que cumprem serviço no corpo de bombeiro de Picos, que fica no município no Sul do Piauí, auxiliaram os avós da criança a salvarem sua neta.

PUBLICIDADE

“Eles estavam desesperados, mas a gente iniciou o atendimento logo pelo telefone, dando as instruções de como eles poderiam iniciar a desobstrução das vias aéreas da bebê”, contou ao jornal G1 o cabo Araújo Costa.

Depois do acontecido, os bombeiros voltaram na casa da bebê Isadora Emanoela nesta quarta-feira (24), foram visitar para ver como ela ficou.

PUBLICIDADE

“Estava tudo bem com ela. Ainda bem que deu tudo certo” explicou o cabo Araújo Costa.


De acordo com o Corpo de Bombeiro, situações assim não são comum de acontecer, mas podem acontecer a qualquer momento, por isso precisa sempre de profissionais qualificados para agir em qualquer tipo de situação.

“Não é tão difícil de acontecer, mas a gente sempre inicia com essas orientações para que a pessoa possa começar o atendimento enquanto a gente se desloca para o local” afirmou o cabo Araújo Costa.

Crianças exigem cuidados especiais, jamais podem ser deixadas sozinhas, podem engasgar com qualquer tipo de objeto colocados indevidamente em sua boca ou até mesmo durante sua alimentação.

A situação pode ficar grave quando ela não consegue tossir, falar ou chorar.

Por isso é preciso ter muita atenção com as crianças, pois fazem as coisas com inocência sem saber o perigo que aquilo vai lhe causar.
Sempre é bom saber algumas coisas de primeiros socorros para poder agir em situações como essas.

Existem dois tipos de engasgo

Parcial: quando a criança consegue passar um pouco de ar, não a quantidade ideal, vai apresentar chiado no peito e tosse rouca.

Total: Quando as vias respiratórias estiver totalmente obstruídas, nesse caso a criança não consegue tossir, nem falar e os lábios começa a ficar arroxeados.

E você ja viveu alguma coisa do tipo? Deixe seu comentário sobre o assunto, ele é de grande importância para nossa equipe, e sempre ajuda no diálogo.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]