Recentemente, o prefeito de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, decidiu reabrir o comércio nesse tempo de quarentena, encerrando assim o isolamento social de seus moradores e trabalhadores.
Washington Reis acabou tomando essa decisão, levando em conta os prejuízos que os cofres públicos tiveram, estimado em pelo menos R$100 milhões, desde que toda a pandemia teve inicio.
Ao ser indagado sobre os possíveis impactos que essa decisão poderia causar na população, o prefeito acabou polemizando ao responder com apenas uma frase: ‘’Não tenho bola de cristal’’. Porém, apesar disso, ele garantiu que caso haja um número de mortes acima do esperado, ele irá rever sua decisão e irá considerar novamente fechar tudo.
O município possui, até o momento, cerca de 185 mortes em decorrência do coronavírus, ficando em segundo lugar entre os lugares do Rio de Janeiro com mais mortes. Em todo o Rio de Janeiro, já são mais de 4.000 mortes até o momento.
O prefeito diz que o ato de governar requer coragem, e que estão fazendo todo o possível para que a situação se mantenha controlada nos hospitais, no que diz respeito aos pacientes que chegam a todo momento.
‘’Caxias não teve nenhum caso de paciente abandonado, precisando de respirador ou leito de CTI. Nós garantimos toda a infraestrutura de medicamentos, de insumos. Fizemos o dever de casa’’, declarou o prefeito.
Ele ainda completou na entrevista que, dado o alto valor de prejuízo até o dado momento, daqui pelo menos 20 dias talvez não houvesse como estar pagando regularmente o salário dos médicos, e que essa decisão que tomou foi pensada. Segundo ele, o problema atual do município é a falta de leitos.
Apesar da decisão, nem todos precisam acatar à reabertura do comércio em Caxias.
Via: noticias.uol.com.br