Nesta última quarta-feira (8) o prefeito da cidade de Imbuia, em Santa Catarina, João Schwambach (MDB) de 59 anos de idade foi assassinado a tiros. O crime aconteceu em um local próximo ao prédio da prefeitura municipal. A Polícia Civil informou que que o que se sabe até o momento a respeito do crime é que a vítima foi atingida com dois tiros, e que a pessoa que cometeu o ato tentou se suicidar logo em seguida após ter feito os disparos contra o prefeito. No entanto, o autor do crime foi socorrido pelo filho, e agora se encontra em estado grave, segundo foi informado pelo delegado responsável pelo caso Valério Farias.
O que se sabe até o momento a respeito do velório do prefeito de Imbuia é que acontecerá nesta quinta-feira (9) no Salão Paroquial da Igreja Matriz da cidade. Não foi possível conseguir nenhum contato com a Polícia Militar do município a respeito do caso para conseguir mais detalhes do acontecimento.
Até o momento ainda não se sabe o que motivou o assassinato. O 5º Batalhão de Bombeiros Militar declarou que foi chamado para poder atender a ocorrência por volta de 18h45 na quarta-feira (8) mas que quando chegaram ao local onde o prefeito foi atacado a tiros, ele já havia morrido. Neri Firmino, que é secretário de Administração, Fazenda e Planejamento declarou que havia conversado com o prefeito da cidade pouco antes que o crime acontecesse, e que os dois haviam deixado o paço municipal juntos no final da tarde, pouco antes do ataque.
Neri declarou que no momento em que saíram do local os carros estavam estacionados em locais diferentes, e que o carro do prefeito estava localizado no pátio da prefeitura. Ele então foi para o local onde estava o seu carro e ouviu o barulho que parecia de um tiro, mas que ele nunca imaginou que seria de fato isso. Quarenta minutos depois do acontecido avisaram para ele o que havia acontecido, que haviam encontrado o corpo do prefeito no local.
As câmeras de segurança da prefeitura registraram o momento exato em que o prefeito é atacado a tiros pelo assassino. Segundo foi informado por Firmino, as imagens mostram que o prefeito estava indo embora na direção de seu carro que estava no pátio da prefeitura, quando ele foi chamado por um homem que estava dentro de um veículo no local, que estava estacionado bem ao lado do carro de Schwambach. O homem então chamou pro ele e logo em seguida atirou contra o prefeito, não aconteceu nenhum tipo de discussão no momento em que aconteceu o crime. O prefeito tentou sair correndo no momento mas caiu na lateral da prefeitura. O secretário ainda afirmou que o homem que disparou contra o prefeito havia chegado ao local 15 minutos antes do acontecimento, e que ficou esperando.
Via: g1.globo.com