“Uma vaca nunca será totalmente limpa, mas podemos ensiná-la a ir ao banheiro”, afirma Henk Hanskamp, criador da ideia dos banheiros para vacas. A ideia é reduzir a emissão de gases prejudiciais que atuam no efeito estufa, dentre eles a amonia.
O sistema é simples, é instalado um dispositivo na parte posterior da vaca para captar sua urina e então estimula-se a produção de urina. Para estimular a liberação de urina, o dispositivo faz uma espécie de massagem no animal depois de ser oferecido uma ração especial. O urinol só chega ao mercado em 2020, mas já tem causado entusiasmo entre o público alvo.
Até agora, o Sr. Hanskamp coletou dessa forma milhares de litros de urina, armazenados em tanques separadamente do esterco. Ele disse que pretende encontrar startups dispostas a usar essas matérias-primas potencialmente úteis.
A urina pode produzir grandes quantidades de óxido nitroso de gases de efeito estufa após o derramamento no solo, embebendo-se nos solos e misturando-os com o esterco.
A amônia na urina também pode contribuir diretamente para a poluição e impulsionar a criação de proliferações de algas nocivas quando entram nos sistemas hídricos. O governo holandês está introduzindo regras mais rígidas sobre as emissões de amônia do setor lácteo, que é um componente crucial na economia do país.
Coletar a urina entrando no ambiente pode evitar muitos desses danos, impedindo que seus componentes se quebrem e reajam para produzir substâncias mais nocivas.
Após o sucesso de seus primeiros testes, Hanskamp pretende continuar desenvolvendo seus banheiros de vacas e prepará-los para o mercado até 2020.
A agricultura como um todo é um dos principais contribuintes para a mudança climática e é responsável por 10% das emissões de gases de efeito estufa apenas no Reino Unido.
No entanto, a urina de vaca é apenas um componente dessas emissões, com o CO2, assim como o metano e o óxido nitroso do gado e fertilizantes contribuindo com pedaços significativos também.
Não apenas a Holanda tem promovido mudanças nessas questões, outros países começam a demostrar preocupação em relação a questões ambientais e de poluição. Com as mudanças na política, é esperado que novas ideias cheguem ao mercado.