O esporte é sem dúvida gigante, mas algumas vezes somos forçados a assistir cenas lamentáveis envolvendo atletas e torcedores das mais diversas categorias. No entanto, para combater as imagens ruins, também existem grandes exemplos e é isso que trazemos hoje. Pela Copa Sul-Americana, em jogo que eliminou a Chapecoense da competição, a torcida do clube chileno Unión La calera deu exemplos de cidadania, respeito e dignidade.
Durante o jogo, quando o apito final foi dado, sentenciando a derrota da Chape, os torcedores do clube adversário cantaram em apoio ao time catarinense. Ainda das arquibancadas, os torcedores chilenos cantaram “dale Chape”, o que seria “vamos chape”. As cenas foram filmadas e circularam o mundo.
Repito: respeito total a torcida do La Calera. É saber vencer.#gechape; pic.twitter.com/gqMSxUj4ZK
— Eduardo Florão (@duduflorao) 20 de fevereiro de 2019
PUBLICIDADE
Depois do jogo as demostrações de educação não acabaram. Os torcedores chilenos deixaram as arquibancadas inteiramente limpas e ainda limparam os banheiros do estádio. Pelo twitter, o perfil oficial da Chapecoense publicou um agradecimento ao s torcedores.
Gracias Muchachos por representarnos de la mejor forma en nuestro primer partido internacional!!.
Y a @ChapecoenseReal; también gracias por la hospitalidad de todo el club y de la ciudad en general, un gusto habernos cruzado con ustedes. #VamosChape<…; https://t.co/8TkdhzfvFo
— Unión la Calera SADP (@ulcsadpoficial) 20 de fevereiro de 2019
Para o clube chileno, essa foi a primeira partida internacional de sua história. O clube disputa a primeira divisão do campeonato chileno e aposta suas fichas em sua primeira conquista internacional, pela Copa Sul-Americana, que daria ainda acesso a Libertadores do ano que vem. Do lado da Chapecoense, torcedores começam a se preocupar com a eliminação precoce do time. Muitos lembram que a campanha no brasileiro do ano passado não foi tão fácil e temem um possível rebaixamento. No próximo dia 6, o clube disputa a segunda fase da Copa do Brasil, o adversário ainda não foi definido. A Chapecoense se classificou com um empate magro, mas emocionante, contra o São José depois de ter um jogador expulso aos 24 do segundo tempo.